Resultados do Bradesco no exercício de 2013

SÃO PAULO, 30 de janeiro de 2014 /PRNewswire/ -- Apresentamos os principais números obtidos pelo Banco Bradesco (BM&FBOVESPA: BBDC3, BBDC4; NYSE: BBD, BBDO e Latibex: XBBDC) no exercício de 2013:

1. O Lucro Líquido Ajustado(1) do exercício de 2013 foi de R$ 12,202 bilhões (variação de 5,9% em relação ao Lucro Líquido Ajustado de R$ 11,523 bilhões no mesmo período de 2012), correspondendo a R$ 2,91 por ação, e rentabilidade de 18,0% sobre o Patrimônio Líquido Médio Ajustado(2).
  2. Quanto à origem, o Lucro Líquido Ajustado é composto por R$ 8,462 bilhões provenientes das atividades financeiras, correspondendo a 69,3% do total, e por R$ 3,740 bilhões gerados pelas atividades de seguros, previdência e capitalização, representando 30,7% do total.
  3. Em 31 de dezembro de 2013, o valor de mercado do Bradesco era de R$ 128,085 bilhões(3). A partir de maio de 2013, as ações ordinárias do Bradesco passaram a compor o índice Ibovespa.
  4. Os Ativos Totais, em dezembro de 2013, registraram saldo de R$ 908,139 bilhões, crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período de 2012. O retorno sobre os Ativos Totais Médios foi de 1,4%.
  5. A Carteira de Crédito Expandida(4), em dezembro de 2013, atingiu R$ 427,273 bilhões, com evolução de 10,8% em relação ao mesmo período de 2012. As operações com pessoas físicas totalizaram R$ 130,750 bilhões (crescimento de 11,2% em relação a dezembro de 2012), enquanto as operações com pessoas jurídicas atingiram R$ 296,523 bilhões (crescimento de 10,6% em relação a dezembro de 2012).
  6. Os Recursos Captados e Administrados somaram R$ 1,260 trilhão, um crescimento de 2,8% em relação a dezembro de 2012.
  7. O Patrimônio Líquido, em dezembro de 2013, somou R$ 70,940 bilhões, 1,3% superior a dezembro de 2012. O Índice de Basileia III registrou 16,6% em dezembro de 2013, sendo 12,3% de Capital Nível I.
  8. Aos acionistas foram pagos e provisionados, a título de Juros sobre o Capital Próprio e Dividendos, R$ 4,078 bilhões relativos ao lucro gerado em 2013, sendo R$ 1,803 bilhão a título de mensais e intermediários pagos e R$ 2,275 bilhões provisionados.
  9. A Margem Financeira de Juros atingiu R$ 42,686 bilhões, apresentando um crescimento de 1,6% em relação ao ano de 2012.
  10. O Índice de Inadimplência superior a 90 dias recuou 0,6 p.p. nos últimos doze meses, e encerrou 31 de dezembro de 2013 em 3,5% (4,1% em 31 de dezembro de 2012).
  11. O Índice de Eficiência Operacional(5) em dezembro de 2013 foi de 42,1% (41,5% em dezembro de 2012), enquanto no conceito "ajustado ao risco" foi de 52,1% (52,7% em dezembro de 2012).
  12. Os Prêmios Emitidos de Seguros, Contribuição de Previdência e Receitas de Capitalização atingiram o montante de R$ 49,752 bilhões no exercício de 2013, evolução de 12,3% em relação ao ano de 2012. As Provisões Técnicas alcançaram R$ 136,229 bilhões, apresentando uma evolução de 9,7% em relação a dezembro de 2012.
  13. Os investimentos em infraestrutura, informática e telecomunicações somaram R$ 4,842 bilhões no exercício de 2013, com evolução de 9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
  14. Os impostos e contribuições, inclusive previdenciárias, pagos ou provisionados, somaram R$ 21,758 bilhões, sendo R$ 9,902 bilhões relativos aos tributos retidos e recolhidos de terceiros e R$ 11,856 bilhões apurados com base nas atividades desenvolvidas pela Organização Bradesco, equivalentes a 97,2% do Lucro Líquido Ajustado(1).
  15. O Bradesco disponibiliza aos seus clientes uma extensa Rede de Atendimento no País, destacando-se as 4.674 Agências e 3.586 Postos de Atendimento - PAs. Também estão disponíveis aos clientes Bradesco 1.180 Postos de Atendimento Eletrônico - PAEs, 46.851 Pontos Bradesco Expresso, 33.464 máquinas da Rede de Autoatendimento Bradesco Dia & Noite e 14.739 máquinas da Rede Banco24Horas.
  16. A remuneração do quadro de funcionários, somada aos encargos e benefícios, totalizou R$ 11,013 bilhões. Os benefícios proporcionados aos 100.489 funcionários da Organização Bradesco e seus dependentes somaram R$ 2,702 bilhões, e os investimentos em programas de formação, treinamento e desenvolvimento totalizaram R$ 126,836 milhões.
  17. Pelo 9º ano consecutivo, o Bradesco foi selecionado para integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBOVESPA, que reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem a sustentabilidade empresarial.
  18. Principais Prêmios e Reconhecimentos recebidos no período:
  • Foi considerado o melhor Banco da América Latina, sendo o primeiro colocado no ranking que lista os 25 melhores bancos da América Latina (Revista AméricaEconomia);
  • Foi considerado o maior grupo privado brasileiro do ranking "Valor Grandes Grupos", que lista os 200 maiores grupos que atuam no País (Jornal Valor Econômico);
  • Foi reconhecido como melhor Banco do Brasil (Best Developed and Emerging Markets Banks 2013 - Revista Global Finance);
  • Foi considerado o melhor Banco na 8ª edição do Prêmio "As Melhores Companhias para os Acionistas" (Revista Capital Aberto / Consultoria Stern Stewart do Brasil);
  • Liderou o ranking "Top MVP" como a empresa que mais produz valor, a partir da interação com seus públicos de relacionamento (Consultoria Dom Strategy Partners);
  • Vencedor do Prêmio "Criação de Valor", promovido pela Abrasca e que tem como objetivo incentivar as boas práticas de governança corporativa;
  • Vencedor da 1ª edição do Prêmio "Top Case 2013", na categoria "Destaque Top Case" (Revista Case Studies – Insight Comunicação);
  • Foi considerado o melhor Banco na gestão de pessoas, segundo pesquisa "As Melhores na Gestão de Pessoas" (Valor Carreira / Jornal Valor Econômico, com apoio técnico da Aon Hewitt); e
  • O Grupo Bradesco Seguros conquistou o Prêmio "Empresas Mais Admiradas no Brasil", nas categorias "Plano de Saúde Empresarial" e "Previdência Privada" (Revista Carta Capital).

No que diz respeito à sustentabilidade, direcionamos as ações em três pilares: (i) Finanças Sustentáveis, com o foco em inclusão bancária, em variáveis socioambientais para concessões de crédito e oferta de produtos; (ii) Gestão Responsável, com ênfase na valorização dos funcionários, na melhoria do ambiente de trabalho e nas práticas ecoeficientes; e (iii) Investimentos Socioambientais, focando educação, meio ambiente, cultura e esporte. Destacamos a Fundação Bradesco, que desenvolve há 57 anos um amplo programa socioeducacional, mantendo 40 escolas próprias no Brasil. Em 2013, com um orçamento aplicado de R$ 456,966 milhões, beneficiou 101.781 alunos em suas escolas, na Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio); Educação de Jovens e Adultos e na Formação Inicial e Continuada voltada à geração de emprego e renda.

(1) De acordo com os eventos extraordinários descritos na página 09 do Relatório de Análise Econômica e Financeira; (2) Não considera o efeito da marcação a mercado dos Títulos Disponíveis para Venda registrado no Patrimônio Líquido; (3) Quantidade de ações (descontadas as ações em tesouraria) x cotação de fechamento das ações ON e PN do último dia do período; (4) Inclui avais e fianças, cartas de crédito, antecipação de recebíveis de cartões de crédito, coobrigação em cessão de crédito (FIDC e CRI), coobrigação em cessão de crédito rural e operações com risco de crédito – carteira comercial, que inclui operações de debêntures e notas promissórias; e (5) Acumulado 12 meses.

CONTATO:
Sra. Ivani Benazzi de Andrade
Tel.: 11-2178-6218
e-mail: 4823.ivani@bradesco.com.br

ou Sr. Carlos Tsuyoshi Yamashita
Tel.: 11-2178-6204
e-mail: 4823.carlos@bradesco.com.br

FONTE Banco Bradesco S.A.

SOURCE Banco Bradesco S.A.

More by this Source

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services