Resultados do Bradesco no período de nove meses de 2013

SÃO PAULO, 21 de outubro de 2013 /PRNewswire/ -- Apresentamos os principais números obtidos pelo Banco Bradesco (BM&FBOVESPA: BBDC3, BBDC4; NYSE: BBD, BBDO e Latibex: XBBDC) no período de nove meses de 2013:

1. O Lucro Líquido Ajustado(1) no período de nove meses de 2013 foi de R$ 9,003 bilhões (variação de 4,6% em relação ao Lucro Líquido Ajustado de R$ 8,605 bilhões no mesmo período de 2012), correspondendo a R$ 2,84 por ação, no acumulado de 12 meses, e rentabilidade de 18,4% sobre o Patrimônio Líquido Médio Ajustado(2).
  2. Quanto à origem, o Lucro Líquido Ajustado é composto por R$ 6,264 bilhões provenientes das atividades financeiras, correspondendo a 69,6% do total, e por R$ 2,739 bilhões gerados pelas atividades de seguros, previdência e capitalização, representando 30,4% do total.
  3. Em 30 de setembro de 2013, o valor de mercado do Bradesco era de R$ 136,131 bilhões(3), apresentando evolução de 20,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A partir de maio de 2013, as ações ordinárias do Bradesco passaram a compor o índice Ibovespa.
  4. Os Ativos Totais, em setembro de 2013, registraram saldo de R$ 907,694 bilhões, crescimento de 6,0% em relação ao mesmo período de 2012. O retorno sobre os Ativos Totais Médios foi de 1,3%.
  5. A Carteira de Crédito Expandida(4), em setembro de 2013, atingiu R$ 412,559 bilhões, com evolução de 11,0% em relação ao mesmo período de 2012. As operações com pessoas físicas totalizaram R$ 127,068 bilhões (crescimento de 10,9% em relação a setembro de 2012), enquanto as operações com pessoas jurídicas atingiram R$ 285,491 bilhões (crescimento de 11,0% em relação a setembro de 2012).
  6. Os Recursos Captados e Administrados somaram R$ 1,256 trilhão, um crescimento de 7,2% em relação a setembro de 2012.
  7. O Patrimônio Líquido, em setembro de 2013, somou R$ 67,033 bilhões, 1,5% superior a setembro de 2012. O Índice de Basileia registrou 16,4% em setembro de 2013, sendo 12,7% de Capital Nível I.
  8. Aos acionistas foram pagos e provisionados, a título de Juros sobre o Capital Próprio, R$ 3,145 bilhões relativos ao período de nove meses de 2013, sendo R$ 1,554 bilhão a título de mensais e intermediários pagos e R$ 1,591 bilhão provisionados.
  9. A Margem Financeira de Juros atingiu R$ 31,700 bilhões, apresentando um crescimento de 1,1% em relação ao período de nove meses de 2012.
  10. O Índice de Inadimplência superior a 90 dias recuou 0,5 p.p. nos últimos doze meses, e encerrou 30 de setembro de 2013 em 3,6% (4,1% em 30 de setembro de 2012).
  11. O Índice de Eficiência Operacional(5) em setembro de 2013 manteve-se estável (42,1%) em relação a setembro de 2012, enquanto no conceito "ajustado ao risco" foi de 52,5%, apresentando melhora de 0,6 p.p. (53,1% em setembro de 2012).
  12. Os Prêmios Emitidos de Seguros, Contribuição de Previdência e Receitas de Capitalização atingiram o montante de R$ 35,260 bilhões no período de nove meses de 2013, evolução de 13,4% em relação ao mesmo período de 2012. As Provisões Técnicas alcançaram R$ 133,554 bilhões, apresentando uma evolução de 13,4% em relação a setembro de 2012.
  13. Os investimentos em infraestrutura, informática e telecomunicações somaram R$ 3,498 bilhões no período de nove meses de 2013, com evolução de 17,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
  14. Os impostos e contribuições, inclusive previdenciárias, pagos ou provisionados, somaram, no período de nove meses, R$ 18,096 bilhões, sendo R$ 7,039 bilhões relativos aos tributos retidos e recolhidos de terceiros e R$ 11,057 bilhões apurados com base nas atividades desenvolvidas pela Organização Bradesco, equivalentes a 122,8% do Lucro Líquido Ajustado(1).
  15. O Bradesco disponibiliza aos seus clientes uma extensa Rede de Atendimento no País, destacando-se as 4.697 Agências e 3.760 Postos de Atendimento - PAs. Também estão disponíveis aos clientes Bradesco 1.421 Postos de Atendimento Eletrônico - PAEs, 45.614 Pontos Bradesco Expresso, 33.933 máquinas da Rede de Autoatendimento Bradesco Dia & Noite e 14.036 máquinas da Rede Banco24Horas.
  16. A remuneração do quadro de colaboradores, somada aos encargos e benefícios, totalizou R$ 8,143 bilhões. Os benefícios proporcionados aos 101.410 colaboradores da Organização Bradesco e seus dependentes somaram R$ 1,991 bilhão, e os investimentos em programas de formação, treinamento e desenvolvimento totalizaram R$ 72,259 milhões.
  17. O Bradesco foi novamente selecionado para integrar o Dow Jones Sustainability Index, uma seleta lista da Bolsa de Valores de Nova York, que reúne companhias com as melhores práticas para o desenvolvimento sustentável.
  18. O Bradesco BBI participou como um dos coordenadores líderes da operação de captação da montadora americana Ford, envolvendo transação no valor de US$ 1 bilhão, sendo a primeira vez que um Banco brasileiro atua na liderança de uma captação de empresa americana nos Estados Unidos; e obteve autorização da Bolsa de Tóquio para atuar no mercado japonês como coordenador em oferta de bônus samurai, também sendo o primeiro Banco Latino-americano a atuar no mercado de dívida japonesa.
  19. O Bradesco, por meio de sua subsidiária Bradesco Saúde S.A, firmou contrato de termos e condições de uma reorganização de sua respectiva participação na Odontoprev, que resultará na aquisição indireta, pela Bradesco Saúde, de participação acionária representativa de 6,5% do capital social e votante da Odontoprev – operação sujeita à aprovação do Banco Central do Brasil. Com a aquisição, a Bradesco Saúde passará a deter aproximadamente 50,01% da Odontoprev.
  20. Principais Prêmios e Reconhecimentos recebidos no período:
    • Foi considerado o Banco privado mais rentável da América Latina e dos Estados Unidos (Economatica);
    • Foi considerada a marca mais valiosa do Brasil, segundo ranking 2013 (Brand Finance);
    • Foi considerada a marca de Banco mais valiosa da América Latina (Consultoria BrandAnalytics/ Millward Brown, publicado em edição do Jornal Financial Times);
    • Recebeu o Prêmio "Companhia Aberta de 2012". O prêmio é promovido pela Apimec e privilegia empresas que têm investido no relacionamento a longo prazo e no diálogo aberto com seus investidores;
    • Recebeu o Prêmio "Destaque Setorial 2013 – Bancos e Créditos", como melhor caso de criação de valor no ano de 2012 (Abrasca);
    • Destaque como o melhor Banco para trabalhar no Brasil (Guia 2013 Você S/A – "As Melhores Empresas para Você Trabalhar");
    • Pela 7ª vez consecutiva, o Grupo Bradesco Seguros lidera o ranking de seguradoras no Brasil ("Anuário Valor 1000" do Jornal Valor Econômico); e
    • A Bradesco Asset Management – BRAM foi considerada a melhor gestora de fundos ("Guia Exame de Investimentos Pessoais 2013" – Revista Exame).
  21. No que diz respeito à sustentabilidade, direcionamos as ações em três pilares: (i) Finanças Sustentáveis, com o foco em inclusão bancária, em variáveis socioambientais para concessões de crédito e oferta de produtos; (ii) Gestão Responsável, com ênfase na valorização dos colaboradores, na melhoria do ambiente de trabalho e nas práticas ecoeficientes; e (iii) Investimentos Socioambientais, focando educação, meio ambiente, cultura e esporte. Destacamos a Fundação Bradesco, que desenvolve há 56 anos um amplo programa socioeducacional, mantendo 40 escolas próprias no Brasil. Em 2013, um orçamento previsto de R$ 460,961 milhões irá beneficiar 106.843 alunos em suas escolas próprias, na Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio); Educação de Jovens e Adultos e na Formação Inicial e Continuada voltada à geração de emprego e renda.

(1) De acordo com os eventos extraordinários descritos na página 08 do Relatório de Análise Econômica e Financeira; (2) Não considera o efeito da marcação a mercado dos Títulos Disponíveis para Venda registrado no Patrimônio Líquido; (3) Quantidade de ações (descontadas as ações em tesouraria) x cotação de fechamento das ações ON e PN do último dia do período; (4) Inclui avais e fianças, cartas de crédito, antecipação de recebíveis de cartões de crédito, coobrigação em cessão de crédito (FIDC e CRI), coobrigação em cessão de crédito rural e operações com risco de crédito – carteira comercial, que inclui operações de debêntures e notas promissórias; e (5) Acumulado 12 meses.

CONTATO:
Sra. Ivani Benazzi de Andrade
Tel.: 11-2178-6218
e-mail: 4823.ivani@bradesco.com.br

ou Sr. Carlos Tsuyoshi Yamashita
Tel.: 11-2178-6204
e-mail: 4823.carlos@bradesco.com.br

FONTE Banco Bradesco S.A.

SOURCE Banco Bradesco S.A.

More by this Source

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services