2014

Robert Kennedy critica privatização da água durante Fórum Mundial de Meio Ambiente

SÃO PAULO, 21 de junho de 2013 /PRNewswire/ -- A privatização é a pior questão que enfrentamos em relação à água atualmente. Essa é a opinião de Robert F. Kennedy Jr., ativista e advogado especializado em direito ambiental, que participou do Fórum Mundial de Meio Ambiente, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, em Foz do Iguaçu.

"A água deveria ser um direito para todos os seres humanos", afirma Kennedy Jr. Ele acredita que o capitalismo de livre mercado é a melhor solução, mas tem que ser manejado com um interesse social, senão as futuras gerações vão pagar pelos nossos erros e exageros. E defende: "Devemos encorajar o uso mais racional da água, mas não podemos restringir o uso pela população mais pobre por meio de taxações".

Kennedy Jr. citou um exemplo de Cochabamba, na Bolívia, país onde a água foi privatizada de tal forma que pessoas morreram por falta de acesso à água. A revolta foi tamanha que as empresas francesa e americana que faziam o gerenciamento das águas na cidade foram obrigadas a deixar o país. Outro exemplo ocorreu durante o regime de Pinochet no Chile, quando o ditador "vendeu" todos os rios para a empresa Endesa. A empresa foi vendida para investidores espanhóis e hoje especuladores estrangeiros são donos de toda água do país, segundo ele. O mesmo aconteceu com as florestas. Ele considera que a democracia naquele país não é real porque não há autonomia sobre seus recursos naturais.

O ativista explica que o carvão é um dos maiores poluidores do meio ambiente nos Estados Unidos e que é preciso substituir essa fonte de energia o mais rápido possível, mas há três obstáculos: os subsídios existentes para indústria do petróleo, a falta de um sistema para novas redes de energia, mecanismos efetivos de punição para aqueles que desperdiçam recursos.

Kennedy Jr. já foi nomeado pela revista Time como um dos "Heróis do Planeta", por sua contribuição na luta para salvar o rio Hudson, em Nova York, e fez parte de manifestações com um grupo de ambientalistas diante da Casa Branca contra a construção de um oleoduto. É filho do ex-senador norte-americano Robert F. Kennedy e sobrinho do ex-presidente dos EUA, John F. Kennedy, e do ex-senador Ted Kennedy.

Mais informações para a imprensa:
CDN - Comunicação Corporativa: www.cdn.com.br 
Erica Valério – erica.valerio@cdn.com.br (11 3643.2710)

FONTE Fórum Mundial de Meio Ambiente

SOURCE Fórum Mundial de Meio Ambiente



More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.