Semana Mundial da Água: comunidades de energia e água devem cooperar para enfrentar os desafios globais

ESTOCOLMO, 1 de setembro de 2014 /PRNewswire/ -- Líderes globais reunidos em Estocolmo para a 24a Semana Mundial da Água anual, apelam às comunidades de água e energia para que trabalhem juntas para enfrentar alguns dos principais desafios de nosso tempo, fornecendo água pura e potável e energia para uma crescente população mundial.

O tema da Semana Mundial da Água 2014 é "Energia e Água". Água e energia são interdependentes e de mais maneiras do que se supõe. Nós necessitamos de energia para bombear, armazenar, transportar e tratar a água, nós necessitamos de água para produzir quase todos os tipos de energia. Um aumento ou diminuição em uma delas vai imediatamente afetar a outra. Os dois recursos são inseparáveis do desenvolvimento sustentável e devem ser incansavelmente promovidos nas tomadas de decisão mundiais.

Dirigindo-se à sessão de abertura da Semana, o Sr. Torgny Holmgren, diretor executivo do Instituto Internacional da Água de Estocolmo, organizador da Semana Mundial da Água, disse: "Os desafios são imensos. Com a demanda mundial por água projetada para crescer 55%, entre 2000 e 2050, e a demanda de energia com previsão de aumentar até 50% nas próximas duas décadas, há uma necessidade urgente para uma relação mais estreita entre as comunidades de energia e água, se devemos fornecer soluções para a prosperidade de todos os povos".

O professor John Briscoe, o agraciado deste ano com o Prêmio da Água de Estocolmo (Stockholm Water Prize), falou sobre a água como uma plataforma para crescimento, tanto de outros setores como da sociedade como um todo, e disse que "países em desenvolvimento enfrentam grandes desafios. Eles ainda precisam mobilizar esses recursos". Ele acrescentou que não há "nenhuma solução externa [para a crise da água], nem aqui, nem lá. Em vez disso, há um ciclo de desafios e respostas".

Em mais de 100 seminários, workshops e eventos espalhados por toda a semana, os delegados vão discutir trabalho e colaboração em curso e futuros entre as comunidades de energia e água.

O professor John Briscoe, natural da África do Sul, vai receber o Prêmio da Água de Estocolmo das mãos de Sua Realeza Rei Carl XVI Gustaf da Suécia, durante uma cerimônia na Prefeitura de Estocolmo, na quinta-feira, 4 de setembro.

O Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI, sigla em inglês) é um instituto de políticas que gera conhecimento e informa a quem toma decisões no sentido de políticas sábias de água e desenvolvimento sustentável. O SIWI organiza a Semana Mundial da Água em Estocolmo e realiza o Prêmio da Água de Estocolmo, o Prêmio da Água de Estocolmo Júnior e o Prêmio da Indústria da Água de Estocolmo.

Contatos de imprensa, requisições de entrevistas e outras informações: http://www.worldwaterweek.org/pressroom

FONTE Stockholm International Water Institute

SOURCE Stockholm International Water Institute



More by this Source

Best of Content We Love 2014 


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.