Semana Mundial da Água: comunidades de energia e água devem cooperar para enfrentar os desafios globais

Sep 01, 2014, 15:05 ET from Stockholm International Water Institute

ESTOCOLMO, 1 de setembro de 2014 /PRNewswire/ -- Líderes globais reunidos em Estocolmo para a 24a Semana Mundial da Água anual, apelam às comunidades de água e energia para que trabalhem juntas para enfrentar alguns dos principais desafios de nosso tempo, fornecendo água pura e potável e energia para uma crescente população mundial.

O tema da Semana Mundial da Água 2014 é "Energia e Água". Água e energia são interdependentes e de mais maneiras do que se supõe. Nós necessitamos de energia para bombear, armazenar, transportar e tratar a água, nós necessitamos de água para produzir quase todos os tipos de energia. Um aumento ou diminuição em uma delas vai imediatamente afetar a outra. Os dois recursos são inseparáveis do desenvolvimento sustentável e devem ser incansavelmente promovidos nas tomadas de decisão mundiais.

Dirigindo-se à sessão de abertura da Semana, o Sr. Torgny Holmgren, diretor executivo do Instituto Internacional da Água de Estocolmo, organizador da Semana Mundial da Água, disse: "Os desafios são imensos. Com a demanda mundial por água projetada para crescer 55%, entre 2000 e 2050, e a demanda de energia com previsão de aumentar até 50% nas próximas duas décadas, há uma necessidade urgente para uma relação mais estreita entre as comunidades de energia e água, se devemos fornecer soluções para a prosperidade de todos os povos".

O professor John Briscoe, o agraciado deste ano com o Prêmio da Água de Estocolmo (Stockholm Water Prize), falou sobre a água como uma plataforma para crescimento, tanto de outros setores como da sociedade como um todo, e disse que "países em desenvolvimento enfrentam grandes desafios. Eles ainda precisam mobilizar esses recursos". Ele acrescentou que não há "nenhuma solução externa [para a crise da água], nem aqui, nem lá. Em vez disso, há um ciclo de desafios e respostas".

Em mais de 100 seminários, workshops e eventos espalhados por toda a semana, os delegados vão discutir trabalho e colaboração em curso e futuros entre as comunidades de energia e água.

O professor John Briscoe, natural da África do Sul, vai receber o Prêmio da Água de Estocolmo das mãos de Sua Realeza Rei Carl XVI Gustaf da Suécia, durante uma cerimônia na Prefeitura de Estocolmo, na quinta-feira, 4 de setembro.

O Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI, sigla em inglês) é um instituto de políticas que gera conhecimento e informa a quem toma decisões no sentido de políticas sábias de água e desenvolvimento sustentável. O SIWI organiza a Semana Mundial da Água em Estocolmo e realiza o Prêmio da Água de Estocolmo, o Prêmio da Água de Estocolmo Júnior e o Prêmio da Indústria da Água de Estocolmo.

Contatos de imprensa, requisições de entrevistas e outras informações: http://www.worldwaterweek.org/pressroom

FONTE Stockholm International Water Institute

SOURCE Stockholm International Water Institute