Setor de comunicações móveis promove benefícios socioeconômicos de faixa de espectro emergente Faixa APT700 do espectro poderia tornar a largura de banda móvel acessível e econômica para mais de dois bilhões de pessoas

LONDRES, 23 de setembro de 2013 /PRNewswire/ -- A Telstra, em associação com a GSMA e a GSA, lançou hoje uma grande promoção para a faixa APT700 do espectro para redes 4G. A faixa já foi identificada para uso em mercados que somam mais de dois bilhões de pessoas. A nova campanha vai destacar os muitos benefícios socioeconômicos de um alinhamento mundial maior em torno dessa faixa.

A faixa APT700, também conhecida como "Dividendo Digital" (Digital Dividend), reutiliza o espectro que se torna disponível em consequência da mudança dos canais de TV e de rádio de analógico para digital. Suas características de propagação são ideais para a cobertura rural, bem como para penetração urbana em recintos fechados, defendendo a proposta empresarial de emprego em larga escala da cobertura de serviços LTE, muito mais viável.

Esses benefícios, em combinação com a adoção ampla da faixa em mercados da Ásia, América Latina e Europa, tornam a faixa APT700 um fator essencial para a adoção do LTE em todo o mundo, com redes e fabricantes de dispositivos capazes de dar suporte a uma faixa para uma grande variedade de mercados, provocando economias de escala e a criação de um ecossistema global.

Por exemplo, um relatório recente da GSMA, o "Mobile Economy Asia Pacific 2013", mostrou que a liberação da faixa Dividendo Digital na região da Ásia e do Pacífico, até 2020, pode potencialmente resultar em um aumento de US$ 1 trilhão em PIB adicional, em um acréscimo da receita tributária de US$ 215 bilhões, na criação de 1,4 milhão de novos negócios e na criação de 2,7 milhões de novos empregos. Dentro da América Latina, também posicionada para adotar o mesmo plano de faixa da região da Ásia e do Pacífico, e com a GSMA encorajando a África a aumentar a adoção da faixa de 700MHz, o plano da faixa APT pode ser o maior sistema harmonizado que o mundo já conheceu.

Para acelerar a escala e a absorção dessa nova faixa, a Telstra, a GSMA e a GSA lideraram a criação de uma série de documentos informativos, destinados a fornecer uma fonte completa de informações atualizadas sobre o ecossistema APT700, que emerge rapidamente, para operadoras, fornecedoras do setor e órgãos reguladores. Esses documentos serão disponibilizados através dos websites da GSMA e GSA, bem como de diversos sites de fornecedoras e fóruns de usuários. As três organizações também vão promover uma série de fóruns para aumentar o reconhecimento internacional da faixa APT700 para uso em redes 4G, incluindo uma sessão programada para se realizar em fevereiro, no "Congresso Mundial de Comunicações Móveis da GSMA de 2014 (GSMA Mobile World Congress 2014).

Os documentos informativos destacam a necessidade de disponibilizar os dispositivos apropriados aos consumidores, em tempo hábil, a fim de efetivar os benefícios que a banda larga pode levar as áreas urbanas e rurais, nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento. Com uma defasagem de 18 meses, em média, para os dispositivos seguirem a liberação de espectro, o ecossistema de dispositivos móveis precisa lançar os aparelhos telefônicos para cobrir funcionalidades, de básicas a inteligentes, até o final de 2013, para poder atender a demanda, assim que começar a implementação das redes APT de 700 MHz. O que é mais importante é a falta de dispositivos nas faixas de preços mais baixas, em que há uma necessidade particular de conectar todas à largura de banda. No presente, em muitas áreas rurais, particularmente em mercados emergentes, apenas dispositivos 2G e 3G, bem como banda larga de linha fixa, estão disponíveis, porque a rede 4G/LTE pode ser percebida como tecnologia de ponta e cara.

"Fornecer uma fonte de informações completas e confiáveis é importante para as operadoras, para que possam entender os recursos, a escala e o senso de oportunidade de tecnologias emergentes, tais como a APT700 para 4G", disse o diretor-executivo da Telstra para Redes, Mike Wright. "Com base em informações sobre essas faixas, as operadoras podem desenvolver tecnologia e planos de investimento, com maior certeza. Isso, em contrapartida, proporciona certezas a fornecedoras de rede e de dispositivos, o que leva a um crescimento coletivo e acelera o novo ecossistema", afirmou.

O presidente da GSA, Alan Hadden, disse: "Fóruns, como a GSA, são importantes para ajudar a promover o alinhamento no setor, na hora de decidir como alocar espectro. Ter linhas de espectro alinhadas globalmente é um grande resultado para os consumidores finais, porque isso torna mais fácil o roaming internacional e ajuda a promover a disponibilidade de dispositivos mais cedo".

"A GSMA fez lobby em nível nacional, regional e mundial por alguns anos, em favor do alinhamento das alocações da faixa de espectro Dividendo Digital, com base nos benefícios econômicos das redes 4G aos países e para maior economia de escala que um plano de faixa alinhada pode oferecer ao setor como um todo", disse o CTO (chief technology officer) da GSMA, Alex Sinclair. "As características da faixa APT700 possibilita às operadoras individuais alcançar níveis altos de cobertura geográfica e de população, a um custo muito menor, enquanto a estratégia global de faixas, baseadas na APT700, também vai catalisar os negócios de roaming internacional, possibilitando aos consumidores cruzar os limites internacionais e ainda receber serviços 4G", afirmou.

O primeiro documento já foi disponibilizado hoje nos sites da GSMA e da GSA, em www.gsma.com/spectrum/events/drivinglteworkshop e www.gsacom.com/apt700. Ele via incluir contribuições da Telstra, Ericsson e ZTE, com documentos adicionais sendo acrescentados nas próximas semanas.

Sobre a Telstra
A Telstra é a principal empresa de telecomunicações e serviços de informação da Austrália. Ela oferece uma variedade completa de serviços de comunicações e compete em todos os mercados de telecomunicações. Na Austrália, a empresa fornece 15,1 milhões de serviços de comunicações móveis, 7,8 milhões de serviços fixos de voz e 2,8 milhões de serviços de banda larga fixos de varejo. Os negócios internacionais da Telstra incluem a operadora de comunicações móveis CSL New World, em Hong Kong, negócios de redes e serviços gerenciados da Telstra Global e os negócios de busca e publicidade da Telstra baseados na China.

Sobre a GSA
A GSA (Global mobile Suppliers Association) representa, em todo o mundo, fornecedoras de GSM, 3G/HSPA e 4G/LTE. Os relatórios e documentos informativos da empresa trazem fatos e estatísticas essenciais, explicam os desenvolvimentos, tendências e oportunidades nos mercados e são uma grande fonte de referência para todo o setor. A empresa mostra como os padrões internacionais de tecnologia e o alinhamento das escolhas de faixas de espectro para emprego em redes móveis fornecem a maior economia de escala e a maior escolha de terminais, a custos menores para os usuários. Outras atividades da empresa incluem a promoção de seminários, briefings, estudos de casos, promoção de apoio a campanhas e palestras em eventos do setor. A GSA monitora e fornece regularmente informes sobre implementações de rede LTE e lança, em todo o mundo, desenvolvimentos regulatórios e disponibilidade de dispositivos dos usuários. Esses relatórios, em particular, são altamente esperados e seguidos de perto pela audiência mundial do website da empresa, que inclui cerca de 60.000 usuários registrados no site. A GSA é uma parceira de representação do mercado (Market Representation Partner) em 3GPP e opera em conjunto com outras organizações importantes, como o ETSI, a GSM Association e a ITU.

Para mais informações, por favor visite www.gsacom.com. Conecte-se com a GSA no Linkedin em www.linkedin.com/groups?gid=2313721, no Twitter em www.twitter.com/gsacom ou no Facebook em www.facebook.com/pages/Global-mobile-Suppliers-Association-GSA/123462771012551.

Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de comunicações móveis em todo o mundo. Com presença em mais de 220 países, a GSMA reúne quase 800 operadoras de comunicações móveis do mundo, com mais de 250 empresas no ecossistema mais amplo de comunicações móveis, incluindo fabricantes de aparelhos telefônicos e dispositivos, empresas de software, fornecedoras de equipamentos e provedoras de Internet, bem como organizações de setores relacionados, tais como serviços financeiros, de saúde, mídia, transportes e serviços públicos. A GSMA também produz outros eventos importantes do setor, como o Mobile World Congress e o Mobile Asia Expo.

Para mais informações, por favor, visite o website corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

FONTE   GSMA

FONTE GSMA

SOURCE GSMA



RELATED LINKS
http://www.gsma.com

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.