SIWI apela aos negociadores que hidratem o acordo sobre o clima

Aug 28, 2015, 18:09 ET from Stockholm International Water Institute

ESTOCOLMO, 28 de agosto de 2015 /PRNewswire/ -- A Semana Mundial da Água terminou na sexta-feira, com o SIWI apelando aos negociadores sobre o clima que assegurem que a água esteja totalmente integrada no acordo mundial sobre o clima 2015.

A Semana Mundial da Água, com o tema Água para o Desenvolvimento, teve 3.300 participantes de 125 países, representando governos, universidades, sociedade civil, organizações internacionais, setor privado e muitos outros. Tanto a Semana Mundial da Água quanto o Prêmio Água de Estocolmo celebraram seu jubileu de 25 anos.

O diretor executivo do SIWI, Torgny Holmgren, resumiu as vozes da semana, ao declarar: "A água é o que une todos os aspectos das alterações climáticas. As alterações climáticas são alterações da água."

O impacto das alterações climáticas é sentido através da água, com inundações, padrões de chuva erráticos, secas prolongadas e outros eventos climáticos extremos.

A ministra da Suécia para o Clima e Meio Ambiente e vice-primeira-ministra, Dra. Åsa Romson, ecoou a mensagem do SIWI: "Se as águas não forem devidamente geridas e se a gestão dos recursos hídricos não estiver bem integrada aos esforços climáticos, os impactos do clima terão um efeito significativo sobre nossas sociedades e isso é um desafio para todos os países."

O Dr. Benedito Braga, secretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Brasil, e presidente do Conselho Mundial da Água, disse que "A segurança da água é provavelmente o maior desafio humano deste século."

Em um apelo apaixonado aos negociadores em Paris, o presidente da Ilhas Marshall, Christopher J Loeak, disse que não tinha certeza se se atrevia a ter esperança de uma redação o mais forte possível no acordo sobre o clima, mas disse esperar que o mundo faça uma promessa histórica de não só salvar o seu país, mas também o mundo.

"É de extrema importância integrar e abordar a água no discurso sobre o clima global e esta Semana Mundial da Água tem sido uma importante plataforma para tais discussões colaborativas em direção a Paris", concluiu a ministra Åsa Romson.

Durante a semana, três prêmios foram concedidos. O Prêmio Água Industrial de Estocolmo foi dado para a empresa com sede em Colorado, CH2M. O Prêmio Água Júnior de Estocolmo foi concedido a Perry Alagappan dos EUA, por Sua Alteza Real princesa Victoria da Suécia. O Prêmio Água de Estocolmo foi dado a Rajendra Singh por Sua Majestade Carl XVI Gustaf, rei da Suécia.

Fotos e vídeo: http://www.siwi.org/mediahub

Sobre o Stockholm International Water Institute (SIWI) http://www.siwi.org

Sobre a Semana Mundial da Água: http://www.worldwaterweek.org

Recursos de imprensa: http://www.worldwaterweek.org/pressroom

Contato: Britt-Louise Andersson, diretor de Comunicações, SIWI, britt-louise.andersson@siwi.org

FONTE Stockholm International Water Institute

SOURCE Stockholm International Water Institute



RELATED LINKS

http://www.siwi.org