Statoil agora mistura etanol celulósico da Inbicon para motoristas dinamarqueses

FREDERICIA, Dinamarca, 4 de novembro de 2010 /PRNewswire/ -- No momento em que a Statoil apresenta uma mistura de 5% de etanol em 100 postos de gasolina selecionados na Dinamarca, a Inbicon informou hoje que já começou a abastecer a Statoil com bioetanol de segunda geração feito a partir da palha do trigo. A Inbicon será a principal distribuidora do Novo Etanol, como ela denomina o seu combustível renovável produzido a partir de resíduos de culturas diversas.  

"Estamos muito satisfeitos com o passo mais recente da Statoil em ofertar aos motoristas dinamarqueses uma escolha de combustíveis mais limpos e ambientalmente responsáveis," afirma Niels Henriksen, CEO da Inbicon. "E estamos orgulhosos por podermos atuar na distribuição de combustíveis feitos a partir de resíduos agrícolas."  A primeira entrega de etanol de segunda geração da planta da Inbicon para a Statoil ocorreu em agosto, com a participação da ministra dinamarquesa de Clima e Energia, Lykke Friis.

Em 2009, as duas empresas assinaram um acordo para a Inbicon abastecer a Statoil com os primeiros cinco milhões de litros do Novo Etanol produzido pela usina de Kalundborg, onde a tecnologia Inbicon de conversão de biomassa está sendo demonstrada. "Com o lançamento do Bio95 2G chegamos ainda outro marco. Esta é a única gasolina no mercado com bioetanol de segunda geração desenvolvida e produzida na Dinamarca a partir de palha dinamarquesa," afirma a CEO da Statoil, Pia Bach Henriksen.

A Refinaria de Biomassa Inbicon em Kalundborg foi inaugurada em novembro de 2009 e desde então tem testado o seu processo em escala quase comercial. A usina pode converter quatro toneladas de palha por hora, o equivalente a 30.000 toneladas métricas por ano. A partir desses 5,4 milhões de litros (1,5 milhão de galões) do Novo Etanol pode ser produzido por ano, juntamente com outros dois produtos de energia limpa e verde.      

"Estamos produzindo não apenas o Novo Etanol para substituir a gasolina, mas também um biocombustível limpo de lignina para substituir o carvão," afirma o CEO da Inbicon, Henriksen. "Tão importante quanto os nossos produtos de energia renovável é o nosso processo de energia renovável. A Refinaria de Biomassa Inbicon pode demonstrar eficiências tremendamente ampliadas quando integrada com uma central elétrica a carvão, usina de etanol de grãos, ou qualquer outra operação de cogeração (produção combinada de calor e electricidade). A troca de energia simbiótica ajuda nossos clientes a construir negócios sustentáveis e carbono neutro."

A Inbicon está atualmente trabalhando com clientes no planejamento de instalações comerciais na América do Norte e Ásia.

Sobre a Statoil

A Statoil abastece cerca de um quinto do consumo total de petróleo da Dinamarca e opera mais de 300 postos de gasolina na Dinamarca, inclusive aproximadamente um quinto dos postos automáticos da marca 1-2-3. A refinaria de Kalundborg da empresa refina os produtos petrolíferos, que são exportados ou vendidos na Dinamarca, para uso como, por exemplo, combustível para transporte ou combustível de aquecimento residencial ou comercial.

Sobre a Inbicon

A Inbicon A/S é uma empresa pioneira em tecnologia de conversão de biomassa, com sede em Fredericia, Dinamarca. Ela tem testado o seu processo em escala piloto desde 2003 e, atualmente, demonstra-o em escala comercial em Kalundborg. Quando comercializado na América do Norte e Ásia, a Refinaria de Biomassa Inbicon converterá três produtos de energia limpa em negócios rentáveis e sustentáveis. A Inbicon é uma subsidiária da DONG Energy A/S. Para mais informações, acesse www.inbicon.com ou entre em contato com Christian Morgen, chrmo@inbicon.com.

FONTE Inbicon

FONTE Inbicon

SOURCE Inbicon



RELATED LINKS
http://www.inbicon.com

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.