Tratado Global do Mercúrio inclui proibição do mercúrio em medicamentos

SILVER SPRING, Maryland, 1 de agosto de 2011 /PRNewswire/ -- CoMeD – Em 22 de julho de 2011 (sexta-feira), o United Nations Environment Programme (UNEP -- Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) distribuiu um texto revisado para seu tratado global abrangente para o mercúrio. Os defensores da proposta de medicamentos sem mercúrio ficaram satisfeitos por ver produtos farmacêuticos listados no "Anexo C (produto com mercúrio não permitido)" do tratado proposto.

A Coalition for Mercury-free Drugs (CoMeD – Coalizão por Medicamentos sem Mercúrio) ajudou introduzir esse anexo, através de seus esforços de defesa durante as negociações das Nações Unidas (ONU) realizada em  Chiba, Japão, em janeiro de 2011. A presidente da CoMeD, Rev. Lisa Sykes, a mãe de um filho diagnosticado com envenenamento por mercúrio relacionado à vacina, descreveu a representantes de mais de 150 países participantes como :  "... injetando, sem necessidade, mercúrio em uma mulher grávida e seu filho, como elemento de uma vacina ou outro medicamento, é uma crise contínua e, frequentemente, não reconhecida".

O Thimerosal (que contém 49.6% de mercúrio por peso), ainda usado como agente conservante e de esterilização da vacina em execução, é um componente desnecessário e, algumas vezes, não divulgado de muitas vacinas. Seu uso é associado com distúrbios neurodesenvolvimentais, câncer, defeitos de nascença e aborto espontâneo. Os mais afetados pelo Thimerosal em vacinas são os fetos durante a gestação e os recém-nascidos.

Ao falar aos diplomatas presentes no encontro da ONU em Chiba, o Dr. Mark R. Geier da CoMeD observou: "Para esse tratado ser inteiramente eficaz, ele deve deixar claro que a exposição intencional de humanos ao mercúrio, especialmente de mulheres grávidas e bebês, não será tolerada".

Os comentários do Dr. Geier foram especialmente bem recebidos pelos diplomatas das nações em desenvolvimento. Os representantes da CoMeD se encontraram com grupos de trabalho regionais em sessões fechadas e explicaram a possibilidade de se usar o 2-fenoxietanol, uma alternativa muito menos tóxica ao Thimerosal, em vacinas e outros medicamentos.

Dr. Geier protestou contra a injustiça do fornecimento a nações saudáveis de vacinas com níveis reduzidos de mercúrio, enquanto as nações pobres continuam recebendo vacinas contendo níveis perigosamente altos de mercúrio: "As crianças de todo o mundo, não importa o lugar onde nasceram ou os níveis de renda familiares, merecem vacinas seguras, sem mercúrio. A prática de fornecer vacinas com níveis reduzidos de mercúrio ou sem mercúrio a países desenvolvidos, enquanto se continua enviando vacinas com mercúrio para as nações em desenvolvimento, é errada", ele declarou.

Ao final das negociações em Chiba, os diplomatas de países em desenvolvimento requereram ao Secretariado que avalie a segurança em medicamentos com mercúrio.

Uma equipe de cientistas e advogados da CoMeD vai participar da próxima negociação do tratado em Nairóbi, Quênia, de 31 de outubro a 4 de novembro de 2011, para continuar a dar apoio a essa proibição global de medicamentos contendo mercúrio, no documento final do tratado da ONU.

FONTE  Coalition for Mercury-Free Drugs (CoMeD)

FONTE Coalition for Mercury-Free Drugs (CoMeD)

SOURCE Coalition for Mercury-Free Drugs (CoMeD)



RELATED LINKS
http://www.mercury-freedrugs.org

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.