Tratamento Inovador do Câncer Recebe Apoio do NICE NOVA ORIENTAÇÃO DO REINO UNIDO DEVERÁ MELHORAR O ACESSO ÀS MICROESFERAS SIR-SPHERES® POR PARTE DOS PACIENTES DE CÂNCER HEPÁTICO PRIMÁRIO

LONDRES, 25 de julho de 2013 /PRNewswire/ -- O Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica (NICE) do Reino Unido publicou uma orientação de apoio ao uso de rotina da SIRT (Terapia de Radiação Interna Seletiva) para o tratamento de pacientes de câncer hepático primário.[1] Esta decisão é uma boa notícia para os pacientes que apresentam a forma mais comum do câncer hepático primário, denominado carcinoma hepatocelular ou HCC (em inglês), para o qual existem poucas opções de tratamento eficaz, atualmente.

A SIRT é usada no tratamento de tumores hepáticos inoperáveis e implica em injetar no fígado, por meio da artéria hepática (alimentação sanguínea), milhões de minúsculas microesferas radioativas. Cada microesfera é revestida de um isótopo radioativo beta-emissor denominado ítrio-90. A radiação permite aplicar um tratamento localizado às células tumorosas e, ao mesmo tempo, preservar as células hepáticas normais. As microesferas SIR-Spheres, uma forma de SIRT, foram aprovadas na Europa em 2002 e mais de 35.000 tratamentos já foram dados no mundo inteiro. Mais de 500 pacientes já receberam este tratamento na Grã-Bretanha. A orientação do NICE, divulgada em 24 de julho de 2013, confirmou que a evidência científica da segurança e eficácia da SIRT para os pacientes com HCC é agora considerada adequada, o que significa que os pacientes do National Health Service (NHS) (sistema público de saúde) que se qualificarem terão provavelmente um melhor acesso a este tratamento daqui para a frente.

O Dr. Harpreet Wasan, Consultor Oncologista do Hammersmith Hospital, Imperial College, comentou:

"A SIRT é um tratamento inovador para os pacientes com tumores hepáticos primários inoperáveis, quando existem poucas outras opções de tratamento eficaz. É uma excelente notícia ouvir que o NICE publicou agora uma orientação corroborando as últimas evidências do uso da SIRT para o HCC e isto deverá garantir que os pacientes adequados tenham acesso à SIRT através do sistema do NHS.  Espero que, como resultado, o acesso dos pacientes qualificados do NHS à terapia SIRT não dependa mais de onde residam no país e não esteja mais sujeito a processos demorados de solicitação e aprovação de fundos para esse tratamento."

Sobre o Carcinoma Hepatocelular

O HCC ocorre mais comumente em pessoas cujos fígados se tornaram gravemente insuficientes ou cirróticos, geralmente devido a condições hepáticas subjacentes tais como infecções prévias de hepatite viral ou insuficiência hepática provocada pelo consumo de álcool. Este é um dos dez cânceres mais comuns no mundo, com cerca de 750.000 casos diagnosticados anualmente, e a terceira causa principal dos óbitos provocados por câncer.[2] O HCC ocorre com a maior frequência nas regiões onde a hepatite é mais comumente diagnosticada, tais como a região da Ásia/Pacífico e o Sul da Europa.

O HCC somente pode ser curado por cirurgia, seja por ressecção ou ablação das partes afetadas do fígado, ou por transplante de fígado de um doador. No entanto, essas intervenções não são adequadas para a grande maioria dos pacientes, cuja sobrevivência pode variar de alguns meses a dois ou mais anos, dependendo principalmente da condição do seu fígado à época do diagnóstico e da extensão do tumor no fígado.

Para obter mais informações:

O uso das microesferas SIR-Spheres foi aprovado na Austrália, União Europeia (CE Mark), Nova Zelândia, Suíça, Turquia e vários outros países para o tratamento de tumores hepáticos não extirpáveis.

As microesferas SIR-Spheres são também aprovadas integralmente pelo sistema PMA da FDA e são indicadas nos EUA para o tratamento de tumores hepáticos metastáticos não extirpáveis de câncer colorretal primário, em combinação com a quimioterapia da artéria intra-hepática usando floxuridina.

®SIR-Spheres é uma marca registrada da Sirtex SIR-Spheres Pty Ltd.

Referências:

  1. National Institute for Health and Clinical Excellence. Selective internal radiation therapy for primary hepatocellular carcinoma (Interventional Procedure Guidance 460). London: NICE, July 2013.
  2. GLOBOCAN. Liver Cancer Incidence and Mortality Worldwide in 2008.

732-EUA-0713

FONTE Sirtex Medical Limited

FONTE Sirtex Medical Limited

SOURCE Sirtex Medical Limited




Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.