U.S. Green Building Council anuncia certificação LEED para seis estádios da Copa do Mundo -- Brasil é o quinto maior mercado para as construções com certificação LEED no mundo

-- Maracanã, o maior estádio da América do Sul, irá sediar a partida final da Copa do Mundo

WASHINGTON, 17 de junho de 2014 /PRNewswire/ -- Hoje, em conjunto com a Copa do Mundo da FIFA de 2014 no Brasil, o U.S. Green Building Council (USGBC) anunciou que seis estádios da Copa do Mundo obtiveram a certificação LEED, incluindo o maior estádio da América do Sul, o Maracanã no Rio de Janeiro.

Originalmente construído e utilizado para a Copa do Mundo da FIFA de 1950, o estádio LEED Prata Maracanã está mais uma vez repetindo a sua função sendo o anfitrião da partida final da Copa do Mundo de 2014. O Maracanã também servirá como um grande espaço esportivo para os Jogos Olímpicos do Rio de 2016, sediando as cerimônias de abertura e encerramento bem como grandes eventos esportivos.

Os outros estádios com certificação LEED para a Copa do Mundo da FIFA de 2014 incluem a Arena Castelão, em Fortaleza (certificado LEED), a Arena Fonte Nova, em Salvador (LEED Prata), o Mineirão, em Belo Horizonte (LEED Prata), a Arena da Amazônia, em Manaus (LEED Prata) e a Arena Multiuso, em Salvador (LEED Prata).

"À medida que os olhos do mundo caem sobre o Brasil, estes projetos estão demonstrando não só a aplicabilidade e a adaptabilidade do sistema de classificação do LEED green building no mundo inteiro, mas também a posição de liderança do Brasil na vanguarda do movimento para green buildings (construções sustentáveis) de alta performance", disse Rick Fedrizzi, presidente, CEO e presidente fundador da USGBC. "A FIFA e o governo brasileiro têm mostrado grande liderança e comprometimento para a redução do impacto ambiental dessas instalações da Copa do Mundo e para torná-las uma vitrine de construção sustentável para a comunidade internacional."

Felipe Faria, diretor executivo do Green Building Council Brasil, destacou que a empresa de construção brasileira responsável pela certificação do Maracanã, a Odebrecht, superou os limites de inovação sustentável com o Maracanã, que possui recursos como painéis fotovoltaicos no telhado, reservatórios de água da chuva e coleta seletiva de resíduos.

"Há pouco mais de 60 anos de sua conclusão e da Copa do Mundo de 1950, o Maracanã está mais uma vez fazendo história," disse Faria. "De fato, todo o Brasil está fazendo história com essas certificações. Somos gratos pela liderança demonstrada pelos profissionais do mercado e aplaudimos suas realizações. Os diversos elementos sustentáveis incorporados a estes estádios irão reduzir o impacto ambiental dos jogos no Brasil desde o acesso de trânsito a redução do consumo de água e energia."

Cada estádio incorporou vários recursos sustentáveis ​​que contribuíram para a sua certificação LEED. Por exemplo, a Arena Castelão apresenta uma redução de 67,6 por cento no consumo potável, uma redução de 12,7 por cento no consumo anual de energia e 97 por cento dos resíduos do projeto foram desviados do aterro sanitário. A Arena Fonte Nova, por sua vez, possui 20 por cento de seus materiais de construção feitos de material reciclado, 75 por cento dos resíduos do projeto de construção desviados do aterro sanitário e 35 por cento de sua energia proveniente de fontes renováveis como solar e eólica. 

O Brasil tem o quinto maior número de projetos com certificação LEED de todos os países do mundo, abrangendo cerca de três milhões de metros quadrados brutos de espaço com certificação LEED.

Até o momento, as equipes de projetos em mais de 150 países e territórios têm implementado o LEED em seus projetos de construção, aproveitando a estrutura do LEED para criar estruturas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa; criem ambientes internos mais saudáveis ​​para os trabalhadores, estudantes e membros da comunidade; e contas de serviços públicos mais baixas para os proprietários das construções através da redução do uso de energia e água.

Coletivamente, mais de 59.000 projetos comerciais e institucionais estão participando do LEED, representando 1,02 bilhão de GSM em todo o mundo.

Sobre o U.S. Green Building Council

O U.S. Green Building Council (USGBC) está comprometido com um futuro próspero e sustentável através de green buildings (construções sustentáveis) com custos mais baixos e economia de energia. O USGBC trabalha em sua missão de transformar o mercado através do seu programa LEED green building, grandes ofertas educacionais, uma rede nacional de capítulos e associados, a Conferência e Exposição Internacional de Greenbuild anual, o Centro de Green Schools (escolas sustentáveis) e advocacia em apoio à política pública que incentiva e permite as green buildings e comunidades. Para mais informações, visite usgbc.org, explore o Portal de informações sobre o Green Building (GBIG) e se conecte pelo TwitterFacebook LinkedIn.

Sobre o LEED

O sistema LEED (Liderança em energia e projeto ambiental) de certificação green building do U.S. Green Building Council é o programa mais importante do mundo para o projeto, construção, manutenção e operação de green buildings. Todos os dias, 1,7 milhões de pés quadrados (158.000 metros quadrados) de espaço é certificado utilizando o LEED. O LEED busca otimizar o uso dos recursos naturais, promover estratégias de regeneração e restauração, maximizar os aspectos positivos e minimizar as consequências ambientais e de saúde humana da indústria de construção, e proporcionar ambientes internos de alta qualidade para os ocupantes da construção. A certificação LEED demonstra liderança, inovação, gestão ambiental e responsabilidade social. O LEED oferece aos proprietários e operadores de construções as ferramentas que precisam para melhorar imediatamente o desempenho da construção e a conclusão. Saiba mais em usgbc.org/LEED.  

Contato: Jacob Kriss
Especialista em Mídia, USGBC
+1-202-595-3992
jkriss@usgbc.org

FONTE U.S. Green Building Council

SOURCE U.S. Green Building Council



RELATED LINKS
http://www.usgbc.org

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.