PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring
2013

Verdes distorcem direitos dos povos indígenas para bloquear desenvolvimento sustentável do Brasil

Share with Twitter Share with LinkedIn
Translations:
Português

SYDNEY, 18 de junho de 2012 /PRNewswire/ -- Um grupo pró-desenvolvimento afirma que campanhas antiempresariais dos Verdes irão resfriar o investimento e impedir o desenvolvimento sustentável, justamente quando o Brasil precisa de um impulso econômico.

Rio de Janeiro – World Growth, uma ONG pró-desenvolvimento, apelou hoje aos ambientalistas ocidentais que interrompam as reivindicações indígenas sobre propriedade para bloquear a silvicultura, agricultura e projetos de mineração brasileiros.

O presidente da World Growth Alan Oxley fez o apelo perante líderes mundiais na Cúpula da Terra das Nações Unidas no Rio de Janeiro. O Sr. Oxley emitiu um relatório descrevendo como ativistas ambientais estão usando o conceito de "consentimento livre, prévio e informado" (FPIC) para desestabilizar os direitos de propriedade, solapar o Estado de direito e dificultar o crescimento econômico no Brasil.

O Sr. Oxley disse que as ações dos Verdes estão efetivamente bloqueando o desenvolvimento sustentável.

"O Greenpeace, em particular, tentou culpar a bovinocultura do Brasil por desmatamento e disputas por terras indígenas na Maraiwat-sede. Este relatório mostra que a situação no terreno é muito mais complicada e há inúmeras forças trabalhando", disse Oxley. "Isso mostra que os Verdes têm distorcido estas reivindicações indígenas para a sua própria agenda e fazem acusações sem provas contra alguns dos principais empregadores do Brasil."

"O consentimento livre, prévio e informado foi originalmente desenvolvido por uma coalizão de grupos indígenas para ter o direito consuetudinário e direitos de propriedade respeitados", disse Oxley. "Ele foi desenvolvido para garantir que os projetos de desenvolvimento em larga escala consultassem os povos indígenas de forma adequada."

"Grupos como Greenpeace e WWF têm distorcido esse conceito. Eles querem que se aplique a todas as comunidades, independentemente de se tratar de indígena ou não. Eles querem que o FPIC atue como um direito de veto para qualquer um que se oponha a um projeto de desenvolvimento, seja para a segurança alimentar, segurança de água ou utilização dos recursos."

"A abordagem do Greenpeace e WWF irá prejudicar o desenvolvimento sustentável. Em vez de aumentar a segurança de posse, prejudicará os direitos de propriedade e posse da terra nos países em desenvolvimento. Este relatório mostra que os direitos de propriedade dos pobres conduzem a maiores níveis de degradação ambiental, maus resultados econômicos e níveis maiores de conflito social."

"As ações de grupos como o Greenpeace, provavelmente, comprometem os ganhos obtidos pelas comunidades indígenas em obter o reconhecimento de seus direitos consuetudinários."

"Ainda pior, suas ações congelam o investimento do setor privado em setores produtivos que aumentam a segurança alimentar e impulsionam as exportações, como a indústria de carne bovina brasileira.

"Os recentes dados econômicos sugerem uma desaceleração brasileira. Muitos governos estão financeiramente de joelhos e a economia global está enfrentando ventos contrários. O Brasil precisa de maior investimento do setor privado e não menos."

Leia o relatório aqui: http://www.scribd.com/doc/97171664

Para entrar em contato com a World Growth, envie e-mail para: info@worldgrowth.org

FONTE  World Growth

FONTE World Growth

SOURCE World Growth



Featured Video

Journalists and Bloggers

Visit PR Newswire for Journalists for releases, photos, ProfNet experts, and customized feeds just for Media.

View and download archived video content distributed by MultiVu on The Digital Center.

Share with Twitter Share with LinkedIn
 

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

 
 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

 
 

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.

 
Advanced Search
Search
  
  1. Products & Services
  2. Knowledge Center
  3. Browse News Releases
  4. Contact PR Newswire