Yoani Sánchez: tecnologia ajudará a levar democracia a Cuba

MIAMI, 1 de abril de 2013 /PRNewswire/ -- A blogueira cubana e jornalista independente Yoani Sánchez disse durante uma palestra na Florida International University em Miami que, apesar das restrições no ciberespaço em Cuba, a Internet está mudando o país comunista.

"A Cuba virtual está influenciando direta e definitivamente a Cuba real", disse Sánchez, depois de contar uma história sobre como os cubanos, usando mensagens de texto na rede de telefonia celular controlada pelo governo, foram capazes de mobilizar ajuda humanitária depois que um furacão devastou a província de Oriente em Cuba. "A Internet está nos ajudando a explicar ao mundo o que está acontecendo dentro do nosso país."

Sánchez falou para um público de 500 pessoas sobre as restrições que o governo cubano impõe a liberdade de expressão, incluindo acesso a Internet, bem como o impacto da tecnologia sobre uma possível democratização de Cuba. Gravações da palestra estão disponíveis em inglês e espanhol.

Sánchez também disse que a tecnologia e a capacidade de se alcançar o mundo exterior tem protegido a ela e a outros adversários do governo.

"Nós nos sentimos protegidos por causa do escudo que a tecnologia tem proporcionado para nós", disse ela.

O presidente da FIU, Mark B. Rosenberg, condecorou Sánchez com a Medallion of Courgare, que reconhece indivíduos que defendem causas nobres a custos pessoais.

"Te reconhecemos pelo ato eloquente de resistência que deu esperança ao povo de sua terra natal, e que por sua vez, recebe elogios de um mundo atento," disse Rosenberg durante a apresentação da medalha.

Sánchez, de 37 anos, tornou-se conhecida em todo o mundo como uma voz crítica ao governo cubano.  Nos últimos seis anos, ela documentou a vida na ilha através de seu blog, GeneraciónY e atualizações em seu Twitter via @yoanisanchez.

"Essa foi uma oportunidade única para a comunidade do Sul da Florida ouvir os pensamentos de Sánchez de como a expansão ao acesso a Internet e permissão do uso de blogs, Twitter e outras mídias sociais poderão ajudar a quebrar o isolamento de Cuba do resto do mundo," disse Jorge Duany, diretor do Cuban Research Institute (CRI) da FIU. "Sua visita vai promover a troca aberta de informações, idéias e propostas sobre possíveis futuros de Cuba."

Media Contact: 

 Madeline Baró


 305-348-2234


 news.fiu.edu

FONTE  Florida International University

FONTE Florida International University

SOURCE Florida International University



RELATED LINKS
http://fiu.edu

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.