PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring
See more news releases in Awards  | Religion  | Advocacy Group Opinion

Ativista guatemalteca de direitos humanos Rosalina Tuyuc recebe o 29o Prêmio Niwano da Paz

Share with Twitter Share with LinkedIn
Translations:
Português

TÓQUIO, 10 de maio de 2012 /PRNewswire/ -- A Fundação Niwano para a Paz concedeu o 29o Prêmio Niwano da Paz a Rosalina Tuyuc Velasquez, da Guatemala, em 10 de maio, em reconhecimento por seu trabalho extraordinário e incessante pela paz como uma corajosa ativista e líder dos direitos humanos.

Tuyuc recebeu um certificado do prêmio, uma medalha e um prêmio em dinheiro de 20 milhões de ienes em uma cerimônia realizada em Tóquio.

Esta é a primeira vez que esse prêmio é dado a alguém que pratica uma tradição religiosa indígena (crenças maias e práticas espirituais). Tuyuc mora e trabalha na Guatemala, um país que tem sofrido há muitas décadas com uma taxa impressionante de violência e conflitos internos. Em 1988, com outras mulheres, Tuyuc fundou a Organização Nacional de Coordenação de Viúvas da Guatemala (CONAVIGUA), sendo atualmente uma das principais organizações de direitos humanos da Guatemala na vanguarda de uma nova forma de resistência pacífica.

Ao selecionar Tuyuc como beneficiária do prêmio de 2012, o Comitê do Prêmio da Paz disse que ela é "um exemplo inspirador sobre como as vítimas de discriminação, apegando-se à sua fé, tornam-se capacitadas por meio do trabalho conjunto para superar as violações cometidas contra os direitos humanos e reverter as causas tão profundamente as feriram." O comitê também elogiou o trabalho dela, que consistiu em desenvolver maneiras construtivas e pacíficas de levar a paz e a justiça a seu país.

Em seu discurso de aceitação, Tuyuc disse que levará "a responsabilidade de continuar contribuindo em prol do desenvolvimento de uma cultura de paz e promover com mais energia o respeito pela vida e pelos direitos humanos de um povo que deseja ser respeitado por quem é."

Prêmio Niwano da Paz:

O Prêmio Niwano da Paz foi criado em 1983 para homenagear e incentivar indivíduos e organizações que contribuíram de maneira significativa para a compreensão e cooperação entre as religiões, promovendo, dessa forma, a causa da paz mundial. Para evitar a ênfase indevida em alguma religião ou região específica, as indicações são realizadas por aproximadamente 700 pessoas e organizações, que representam 125 países.

Fundação Niwano para a Paz:

A Fundação Niwano para a Paz foi criada em 1978 para contribuir para a concretização da paz mundial e o aprimoramento de uma cultura de paz. A fundação promove pesquisa e outras atividades com base em um espírito religioso e serve à causa da paz em áreas como educação, ciência, religião e filosofia.

Contato:
(Sr.) Tadashi Takatani
Fundação Niwano para a Paz
Tel.: +81-3-3226-4371
Fax: +81-3-3226-1835
E-mail: peaceprize@npf.or.jp
URL: http://www.npf.or.jp/english/index.html

FONTE Niwano Peace Foundation

SOURCE Niwano Peace Foundation

RELATED LINKS

Featured Video

Journalists and Bloggers

Share with Twitter Share with LinkedIn

Next in Awards News

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Online Member Center