CEOs listam estratégias para superar crise econômica atual durante Fórum de Marketing Empresarial

Aug 20, 2013, 10:39 ET from Fórum de Marketing Empresarial

SÃO PAULO, 20 de agosto de 2013 /PRNewswire/ -- CEOs e executivos de gigantes nacionais e multinacionais se encontraram no último fim de semana, no Guarujá, em São Paulo, para falar sobre a atual crise que o País enfrenta e propor atitudes e alternativas para a recuperação do mercado.

Durante a quarta edição do Fórum de Marketing Empresarial, os executivos listaram dez atitudes fundamentais para as empresas que querem superar momentos de crise e ter sucesso:

1. Ousadia nas atitudes;
  2. Buscar novos consumidores, canais e formas de se comunicar;
  3. Ter o líder como referência e ir para cima. É bom ter concorrente bom. Torna o mercado maior, aumenta a base da categoria e exclui os aventureiros;
  4. Ter agilidade nas atitudes e reações;
  5. Planejar e ativar com eficiência as ações de marketing;
  6. Ter atenção com os preços dos seus produtos e dos seus concorrentes;
  7. Usar ferramentas criativas e diferenciadas para dar força ao seu marketing;
  8. Cativar a fidelidade dos consumidores e guardar referências positivas;
  9. Identificar novas oportunidades de mercado;
  10. Continuar a investir e inovar, enquanto seu concorrente pensar em desistir e aguardar.

Durante o encontro, Douglas Costa, diretor de marketing do Grupo Petrópolis, mencionou as principais estratégias adotadas pela empresa para enfrentar a crise, como a expansão da atuação no Brasil, a otimização do portfólio de produtos, com foco em volume e rentabilidade, e o investimento em comunicação. Gilberto Caldart, presidente da Mastercard, discutiu sobre a potencialidade do esporte para gerar mercado de consumo. Caldart destacou as estratégias inovadoras da empresa, que geram benefício ao cliente. O Brasil representa a segunda maior operação da companhia, depois dos EUA.

Luiz Falco, presidente da CVC, debateu como o marketing impulsiona vendas mesmo em tempos difíceis. Na alta do dólar, por exemplo, a CVC manteve o câmbio a R$ 1,99, o que salvou a temporada. Já Marcos Scaldelai, diretor de marketing da Bombril, contou como o novo posicionamento da empresa, focado no público feminino, alavancou as vendas. A companhia cresceu 25% no primeiro semestre de 2013, enquanto o setor evoluiu 11%.

HOMENAGENS

Três ícones da propaganda brasileira foram reconhecidos durante o evento: Washington Olivetto, Alex Periscinoto e Roberto Justus. Os melhores cases do setor nos últimos 12 meses também foram reconhecidos, com a entrega do Prêmio LIDE de Marketing Empresarial. Além disso, o evento também entregou uma homenagem especial a Caco Alzugaray, presidente-executivo da Editora Três, e a Domingo Alzugaray, presidente de honra da Editora Três.

Contato:
Rafaela Prieto