ContourGlobal e outras instituições de crédito recebem prêmio prestigioso pelo financiamento do Projeto KivuWatt

NOVA YORK, LONDRES, HAIA, Holanda e TÚNIS, Tunísia, 15 de fevereiro de 2012 /PRNewswire/ -- A ContourGlobal anunciou hoje que foi agraciada com o prêmio "2011 Africa Power Deal of the Year" (negócio do ano no setor energético da África) pela revista Project Finance da Euromoney, por seu projeto KivuWatt de $ 142 milhões, que foi assinado em agosto de 2011 e alcançou o fechamento financeiro em dezembro de 2011. Representantes da ContourGlobal e do grupo de instituições de crédito do Projeto KivuWatt aceitaram o prêmio em prol do projeto no jantar anual da "Euromoney Project Finance Awards" (Premiação da Project Finance da Euromoney), em Londres, em 9 de fevereiro de 2012. A premiação foi divulgada ontem, na edição de fevereiro de 2012 da revista Project Finance da Euromoney.

O grupo de instituições de crédito do projeto KivuWatt inclui o Fundo de Infraestrutura da África Emergente (EAIF -- Emerging Africa Infrastructure Fund), a Companhia de Financiamento do Desenvolvimento da Holanda (FMO -- Netherlands Development Finance Company), o Banco Africano de Desenvolvimento (African Development Bank) e a Companhia Belga de Investimento para Países em Desenvolvimento (BIO – Belgian Investment Company for Developing Countries NV/SA). Essa premiação representa o terceiro prêmio consecutivo "African Power Deal of the Year" recebido pela ContourGlobal.

Localizado no Lago Kivu, em Ruanda, o projeto KivuWatt é uma unidade integrada de extração e produção de gás metano e uma usina elétrica de 25 MW associada. Quando concluída no final deste ano, o projeto vai retirar gás metano do fundo das águas do Lago Kivu e processá-lo para uso como combustível para gerar eletricidade, uma necessidade crítica para o povo de Ruanda, enquanto, ao mesmo tempo, remove os gases nocivos do lago. O projeto KivuWatt alivia consideravelmente os perigos ambientais associados à liberação natural desses gases, reduzindo os riscos para dois milhões de pessoas que vivem nas proximidades do lago. A fase I do projeto vai custar aproximadamente $ 142 milhões para ser executada, dos quais $ 91,25 milhões foram alocados pelo grupo de instituições de crédito. O esforço representa o primeiro uso em grande escala do gás e será seguido por mais três fases, que vão elevar a capacidade para 100 MW.

O prêmio reconhece a natureza pioneira do projeto KivuWatt, bem como o compromisso e o trabalho duro da equipe de financiamento, incluindo Norton Rose e Clifford Chance, que produziram um sistema inovador de financiamento, que vai viabilizar uma fonte segura, de baixo custo e amigável ao meio ambiente de geração de energia elétrica.

O presidente e CEO da ContourGlobal, Joseph C. Brandt, disse: "Somos gratos pelo reconhecimento de nosso projeto inovador e pioneiro de KivuWatt e estamos satisfeitos por compartilhar esse prêmio com nossos parceiros financeiros e jurídicos, sem os quais esse projeto, extremamente necessário, não seria realizado. Estamos ansiosos para colocar a Fase I de KivuWatt em operação até o final do ano".

O diretor do Banco Africano de Desenvolvimento para Operações do Setor Privado, Tim Turner, disse: "O AfDB se orgulha por dar apoio a esse projeto, que é um exemplo de como adaptar uma tecnologia avançada à situação única de um país: o metano, que está no fundo do Lago Kivu, será convertido em energia elétrica, que é fundamental para a população de Ruanda, ao mesmo tempo em que vai reduzir emissões de gases do efeito estufa".

Do chefe do Projeto Financeiro do EAIF, Orli Arav: "A Frontier Markets Fund Managers, que administra os recursos financeiros do Fundo de Infraestrutura da África Emergente, está extremamente orgulhosa por ser um dos principais articuladores dessa transação pioneira, que vai transformar o setor de energia de Ruanda".

O diretor de Energia e Habitação, Huub Comelissen, disse: "A FMO está satisfeita pelo fato de o projeto KivuWatt haver recebido esse prestigioso prêmio, por esse financiamento. O projeto KivuWatt vai fornecer energia elétrica acessível, usando uma fonte nativa e renovável de gás e vai melhorar a confiabilidade e os níveis de acesso à eletricidade. É uma satisfação ver o seu papel como uma das principais financiadoras ser reconhecido através desse prêmio, que corresponde bem à missão da FMO".

O chefe do Departamento de Infraestrutura da BIO, Alain De Muyter, disse: "A BIO está particularmente orgulhosa por fazer parte desse grupo de financiamento em Ruanda, um país parceiro da Cooperação Belga de Desenvolvimento (Belgian Development Cooperation)".

Sobre a ContourGlobal

A ContourGlobal é uma empresa internacional de energia, sediada em Nova York, com 2.730 megawatts de capacidade bruta instalada, em operação ou em construção, em 14 países. Fundada no final de 2005 pelo CEO Joseph Brandt e pelo Reservoir Capital Group, um fundo de investimentos de $ 5 bilhões sediado em Nova York, a ContourGlobal, com sua equipe de 1.500 pessoas, desenvolve e opera usinas de geração de energia elétrica em mercados de alto crescimento e mal atendidos, bem como em nichos inovadores em mercados desenvolvidos.

Para mais informações, visite www.contourglobal.com.

Sobre o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB -- African Development Bank)

O AfDB é um banco de desenvolvimento multilateral, cujo corpo de acionistas é composto por 53 países africanos (países membros regionais -- RMCs) e 24 países não africanos (países membros não regionais -- não RMCs). O objetivo principal do Grupo Bancário é contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável e o progresso social de seus membros regionais, individualmente e em conjunto. Esse objetivo é alcançado com o financiamento de uma ampla variedade de projetos e programas de desenvolvimento, através de : (i) empréstimos ao setor público (incluindo empréstimos destinados à política econômica), empréstimos ao setor privado, garantias e investimentos de capital; (ii) prestação de assistência técnica a projetos e programas de apoio institucional; e (iii) subvenções de assistência emergencial. As aprovações do Grupo Bancário atingiram, em 2010, $ 6,5 bilhões. Através de seu caixa para o setor privado, o AfDB disponibiliza diversos produtos financeiros a organizações privadas, como complemento de suas tradicionais operações de empréstimo a governos, como assistência financeira e técnica para projetos viáveis. As aprovações de projetos do setor privado atingiram, até o final de abril de 2011, $ 7,7 bilhões. A infraestrutura, especialmente na área de energia, é a essência das prioridades das operações do setor privado.

Sobre o EAIF

Fundo de Infraestrutura da África Emergente ("EAIF") foi criado em janeiro de 2002 e é, atualmente, um fundo de dívida de $ 755 milhões. O EAIF é uma Parceira Pública-Privada, capaz de fornecer dívida denominada de longo prazo em dólares ou euros ou financiamento mezanino em termos comerciais, para financiar a construção e o desenvolvimento de infraestrutura privada, em 47 países em toda a África Subsaariana. Isso inclui empresas dos setores de telecomunicações, transporte, água e energia. Embora o EAIF faça empréstimos em termos comerciais, seu objetivo é apoiar projetos que promovam o crescimento econômico e reduzam a pobreza, beneficiem grupos da ampla base da população, resolvam questões de equidade e participação e promovam os direitos sociais, econômicos e culturais.

O EAIF é administrado pela Frontier Markets Fund Managers, uma divisão do Standard Bank Plc.

Para mais informações, visite o website do EAIF em www.emergingafricafund.com

Sobre a FMO

A FMO (Companhia de Financiamento do Desenvolvimento da Holanda) é o banco de desenvolvimento holandês. A FMO apoia o crescimento sustentável do setor privado em mercados emergentes e em desenvolvimento, investindo em empreendedores ambiciosos. A FMO acredita que um forte setor privado leva ao desenvolvimento econômico e social, capacitando as pessoas para utilizar suas habilidades e melhorar sua qualidade de vida. A FMO se concentra em quatro fatores que exercem um grande impacto no desenvolvimento: instituições financeiras, energia, habitação e agronegócios. Com uma carteira de investimentos de EUR 5 bilhões, a FMO é um dos maiores bancos de desenvolvimento bilateral do setor privado.

Para mais informações, por favor, visite www.fmo.nl

FONTE  ContourGlobal

FONTE ContourGlobal

SOURCE ContourGlobal



RELATED LINKS
http://www.contourglobal.com

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.