2014

Experimento "The Singleton Sensorium": resultados iniciais obtidos por professor da Universidade de Oxford provam que o ambiente afeta o paladar do uísque

LONDRES e OXFORD, Inglaterra, 28 de março de 2013 /PRNewswire/ -- Uma mudança no ambiente pode melhorar o gosto pelo uísque em até 20%, de acordo com o primeiro experimento científico do mundo a explorar a relação entre os sentidos e o sabor do uísque. Os resultados iniciais seguem os experimentos do primeiro bar multissensorial, "The Singleton Sensorium", do professor Charles Spence da Universidade de Oxford e dos "Arquitetos Sensoriais" da Condiment Junkie, com mais de 440 participantes testando os efeitos do ambiente no paladar do uísque.

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130328/606841-a )
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130328/606841-b )
(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20130328/606841-c )

O diretor de Pesquisa Intermodal do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, Charles Spence, comenta:

"Os resultados indicam que ambientes multissensoriais afetam o nariz, o paladar/sabor e o sabor subsequente do uísque, apesar do fato de os participantes estarem conscientes de que estavam bebendo exatamente o mesmo drinque em todo o experimento. Além disso, os resultados indicam que nossos sentimentos sobre o ambiente, no qual estamos saboreando/bebendo o uísque, exercem um impacto em nossos sentimentos sobre a própria bebida".

"O que esses resultados mostram é que, em condições realistas e ruidosas, uma mudança no ambiente causa uma mudança bem real de 10% a 20% na experiência de degustação do uísque. Portanto, há uma oportunidade aqui para criar um ambiente multissensorial em torno de um ótimo produto de degustação, para melhorar essa experiência e o desfrute das pessoas que bebem uísque".

No bairro de Soho, em Londres, durante o curso de três noites (terça-feira, 19 de março, quarta-feira, 20 de março, e quinta-feira, 21 de março), os participantes entraram em três mundos diferentes -- projetados pela Condiment Junkie -- e registraram os diferentes sons, cheiros e visuais nos espaços com sabores aperfeiçoados do The Singleton of Dufftown, o uísque feito somente de malte.

Cada sala desafiou os sentidos de formas diferentes. A primeira sala foi projetada para acentuar o verde, o cheiro gramíneo do The Singleton e incluiu um gramado real no chão, sons de máquinas de cortar grama e pássaros gorjeando. A segunda sala, a sala vermelha, se destinou a realçar o sabor de frutinhas silvestres doces (sweet dark berries) e traços de sabores de frutas secas no uísque, usando formas curvas e sons de sinos tocando. A terceira sala foi criada para representar o acabamento único do uísque. Os sons incluíram notas de contrabaixo, madeira estalando e uma lareira com madeiras crepitando. O aroma de madeira de cedro no ar e uma árvore crescendo na sala, destacaram o sabor persistente do envelhecimento e da madeira no uísque The Singleton.

O "The Singleton Sensorium" é parte de um estudo científico mais amplo, o "'Tasting Notes: Assessing the effect of the multi-sensory atmosphere and ambiance on people's perception of whisky" ("Notas de degustação: avaliação do efeito da atmosfera e ambientes multissensoriais na percepção das pessoas do uísque"), que será publicado em setembro de 2013.

O professor Charles Spence e a Condiment Junkie, que ajudou a criar o prato "'Sound of the Sea" (Som do Mar) com Heston Blumenthal do The Fat Duck, acreditam que os resultados terão implicações duradouras na forma que os pubs, bares e restaurantes serão projetados no futuro.

Para ver e baixar sequências de vídeo, por favor, visite http://video360.worldtelevision.com/TheSingletonSensorium/MNRView.aspx?SiteId=48r%2b%2fETVhXA%3d&locale=en-GB&storyid=r3iPemx5qlI%3d.

Por favor, siga o link para notas sobre produtos associados: http://www.condimentjunkie.co.uk/singleton

FONTE  Story PR

FONTE Story PR

SOURCE Story PR



RELATED LINKS
http://photos.prnewswire.com/prnh/20130328/606841-a

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.