2014

Funcionário da Ford Foundation Willy Mutunga nomeado Chefe de Justiça do Quênia

NOVA YORK, 16 de junho de 2011 /PRNewswire/ -- Os curadores e funcionários da Ford Foundation felicitam calorosamente o seu colega Dr. Willy M. Mutunga, que hoje foi confirmado pelo parlamento do Quênia como o próximo Chefe de Justiça da Suprema Corte do Quênia.

"Em todo o mundo as pessoas estão comemorando o reforço da democracia do Quênia," disse Luis Ubinas, Presidente da Ford Foundation. "Nós sabemos que Willy irá servir o seu país e seus concidadãos com distinção, com o maior compromisso com o estado de direito, e profundo respeito pela dignidade de todos aqueles cujos casos forem trazidos até ele. É uma honra extraordinária e sabemos que ele estará à altura. Nós lhe desejamos o melhor."

O Dr. Mutunga foi nomeado para o cargo de Chefe de Justiça pela Comissão do Serviço Judicial do Quênia após uma rodada de entrevistas públicas. Sua nomeação foi aprovada pelo Presidente Kibaki e pelo Primeiro-Ministro Odinga. A nomeação formal foi feita hoje pelo Parlamento queniano em votação.

Como chefe de justiça, o Dr. Mutunga estará à frente da magistratura da nação e servirá como chefe da Suprema Corte por um período de 10 anos. A Suprema Corte vai desempenhar um papel fulcral na implementação da nova constituição e do aprofundamento das práticas democráticas do Quênia, áreas de conhecimento a que o Dr. Mutunga tem se dedicado em toda a sua vida profissional.

O Dr. Mutunga tem servido como o representante da Ford Foundation para a África Oriental, em Nairobi, desde 2009. Durante cinco anos, antes disso, foi o responsável pelo programa focado nos direitos humanos e direitos das mulheres. Uma área-chave de seu trabalho envolveu o apoio para a elaboração de constituições inclusivas e transparentes na região, inclusive no Quênia.

No início de sua carreira, ele era diretor-executivo da Comissão de Direitos Humanos do Quênia, e de 1975 a 1998, ocupou posições de grande responsabilidade em uma série de organizações da sociedade civil no Quênia. Possui um grau D. Jur da Osgoode Hall Law School, Universidade York e é Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade de Dar es Salaam.

A fundação também teve o prazer de anunciar que o Dr. Joyce Nyairo irá atuar como representante do escritório, com efeito imediato. O Dr. Nyairo está na Ford Foundation desde 2007, apoiando o desenvolvimento da mídia e da sociedade civil na África Oriental. Ela tem um Ph.D. em Ciências Humanas da Universidade de Witwatersrand da África do Sul.

O escritório da Ford Foundation no Quênia foi inaugurado em 1962. É um dos quatro escritórios da fundação que atua na África e um dos 11 no mundo inteiro.

Nos últimos anos, a fundação tem prestado um apoio significativo para acelerar o progresso da região quanto à reforma democrática e elaboração de constituições. Hoje, nosso trabalho tem por objetivo ajudar o povo do Quênia no avanço deste progresso, apoiando os esforços para aprofundar a justiça, participação e oportunidade para todos os membros da sociedade queniana. O escritório também apoia doações na Tanzânia e Uganda.

Leia mais sobre a fundação, seus programas e seu pessoal na África Oriental em http://www.fordfoundation.org/regions/eastern-africa

A Ford Foundation é uma organização independente, sem fins lucrativos, de concessão de subsídios. Por 75 anos ela tem trabalhado com pessoas corajosas na linha de frente da mudança social no mundo, guiada por sua missão de fortalecer os valores democráticos, reduzir a pobreza e a injustiça, promover a cooperação internacional e a realização do progresso humano. Com sede em Nova York, a fundação possui escritórios na América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.

Explore a nossa história e a linha do tempo interativa em www.fordfoundation.org/about-us/history

www.fordfoundation.org

FONTE  Ford Foundation

FONTE Ford Foundation

SOURCE Ford Foundation



RELATED LINKS
http://www.fordfoundation.org

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.