Global Association of Risk Professionals anuncia a criação do comitê de serviços financeiros para desenvolver portfólios de referências globais

NOVA YORK e LONDRES, 12 de fevereiro de 2013 /PRNewswire/ -- A Global Association of Risk Professionals (GARP) anunciou hoje a criação de um comitê do setor de serviços financeiros para estudar o desenvolvimento da "Iniciativa do Portfólio de Referências da GARP" (GBPI -- GARP Benchmark Portfolio Initiative).

A GBPI lida com a necessidade, estabelecida pelo mercado, de dispor de uma maneira mais eficaz de entender como os bancos medem os riscos. Atualmente, é difícil avaliar as medidas de risco, porque cada uma reflete o mix empresarial e de portfólio, único e subjacente, de cada firma, bem como as suposições e metodologias específicas que utiliza.

O GBPI propõe o uso de portfólios de referência, contra os quais os bancos devem executar suas medidas de risco. Os resultados irão habilitar os participantes do mercado a entender melhor as razões de diferenças, bem como o relativo conservadorismo ou agressividade das medidas de risco da firma e, em última análise, avaliar melhor os níveis de capitalização e de saúde fiscal de bancos e de outras instituições financeiras.

Entre os bancos e outras organizações que participam do comitê de estudo estão o BNP Paribas, Citigroup, Deutsche Bank, Goldman Sachs, HSBC, JPMorgan Chase, Morgan Stanley, Nomura e Standard Chartered Bank.

"Há uma necessidade, reconhecida no setor, de maior transparência e qualificação entre as firmas de serviços financeiros globais, bem como de uma vontade do setor de trabalhar em parceria com supervisores mundiais para aumentar a estabilidade sistêmica", disse o presidente e CEO da GARP, Richard Apostolik.

O comitê de estudo da GBPI começou seu trabalho em torno de portfólio de referências de operações bancárias de comercialização e serviços bancários de empréstimos por atacado. O trabalho do comitê será então ampliado, passando a incluir portfólios de referências adicionais, representativos dos haveres de "Instituições Financeiras Globais Sistemicamente Importantes" (Global Systemically Important Financial Institutions).

Um objetivo importante da iniciativa é desenvolver uma "parceria pública-privada" entre o setor e seus reguladores. Isso vai evitar duplicação de esforços, assegurar que mercados desiguais, regimes regulamentadores e interconexões globais sejam levados em consideração, tanto quanto possível, e vai possibilitar a alavancagem de expertise para garantir que os resultados tenham um alto nível de confiança.

"As dificuldades que esse estudo apresenta são significativos, mas a resolução delas vai resultar em uma contribuição singularmente positiva, sustentável e proativa, em favor de uma melhor administração de riscos", disse o Sr. Apostolik.

Sobre a Global Association of Risk Professionals

A Global Association of Risk Professionals (GARP) é uma organização sem fins lucrativos, formada por afiliados, dedicada à preparação de profissionais e organizações para tomar decisões de risco bem informadas. A afiliação à GARP representa mais de 150.000 praticantes e pesquisadores de gestão de risco em instituições acadêmicas, bancos, corporações, órgãos governamentais e firmas de gestão de investimentos em 195 países. A GARP administra os exames do Gestor de Riscos Financeiros Financial (FRM® -- Financial Risk Manager) e Profissionais de Risco em Energia (ERP® -- Energy Risk Professional), certificados reconhecidos por profissionais gestores de risco em todo o mundo. A GARP está comprometida com a promoção do papel da gestão de risco através da qualificação de profissionais em todos os níveis de especialização. Visite www.garp.org.

Contato:
Kathleen Alcorn
Global Association of Risk Professionals (GARP)
+1-201-719-7240

kathleen.alcorn@garp.com

FONTE  Global Association of Risk Professionals (GARP)

FONTE Global Association of Risk Professionals (GARP)

SOURCE Global Association of Risk Professionals (GARP)

RELATED LINKS

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services