Grupos religiosos americanos se unem para pedir a abolição das armas nucleares e salientam o impacto humanitário devastador delas

WASHINGTON e TÓQUIO, 25 de abril de 2014 /PRNewswire/ -- Em 24 de abril de 2014, a associação budista Soka Gakkai International (SGI) patrocinou o "Making a Difference - Faith Communities and the Humanitarian Consequences of Nuclear Weapon (Fazendo a Diferença – Comunidades Religiosas e as Consequências Humanitárias das Armas Nucleares)", um simpósio inter-religioso de um dia realizado no US Institute of Peace de Washington DC.

Mais de 100 participantes de diversas religiões, incluindo de tradições budistas, cristãs, judaicas e muçulmanas, se reuniram com ativistas e especialistas da paz para identificar preocupações comuns e atualizar a determinação de todos em livrar o mundo dessas armas desumanas.

Durante o simpósio, representantes de 11 grupos de diferentes religiões adotaram uma declaração conjunta, comprometendo-se com um maior ativismo das comunidades religiosas pela abolição das armas nucleares. Esta declaração será apresentada ao presidente do comitê preparatório do Tratado de Não-Proliferação das Armas Nucleares (TNPAN) que ocorrerá de 28 de abril a 9 de maio na sede da ONU em Nova Iorque.

Na declaração consta: "A continuação da existência de armas nucleares obriga a humanidade a viver na sombra de uma destruição apocalíptica... Os ensinamentos morais das nossas tradições nos ensinam que esta ameaça é inaceitável e deve ser eliminada". Veja http://www.sgi.org/assets/pdf/Joint-Faith-Statement-Antinukes.pdf

Hirotsugu Terasaki, diretor de assuntos sobre paz da SGI, saudou os participantes e comentou: "Este evento é um seguimento significativo à conferência Nayarit sobre o impacto humanitário das armas nucleares, realizada no México em fevereiro, e marca a primeira vez que esta discussão chegou aos Estados Unidos. Queremos ajudar a revitalizar as vozes das comunidades religiosas e explorar maneiras de aumentar a consciência pública sobre a natureza desumana das armas nucleares".

Em seu discurso, o Dr. Andrew Kanter, ex-diretor da organização Physicians for Social Responsibility (Médicos pela Responsabilidade Social), advertiu que se nós não removermos essas armas do nosso mundo, será inevitável que eventualmente elas sejam utilizadas.

Marie Dennis, co-presidente da Pax Christi International, comentou: "Precisamos pensar novamente sobre o que entendemos por segurança e como a vivenciamos. Como comunidades religiosas, estamos em posição de fazer estes tipos de perguntas".

A administração de Obama foi representada por Anita Friedt, secretária adjunta do departamento de Estado de estratégia nuclear e política, que disse ter apreciado a perspectiva singular do simpósio.

Daryl Kimball, diretor-executivo da Associação de Controle de Armas, agradeceu a participação do governo dos EUA e salientou a necessidade de envolver os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU na discussão sobre o impacto humanitário das armas nucleares antes do comitê preparatório do TNPAN.

Os co-patrocinadores do evento foram: Abolition 2000, American Values Network, Federation of American Scientists (FAS), Arms Control Association (ACA), Global Zero, International Campaign to Abolish Nuclear Weapons (ICAN), Pax Christi International, Pax Christi-USA e Women's Action for New Direction (WAND).

A Soka Gakkai International (SGI) é uma associação budista popular com 12 milhões de membros em todo o mundo. Suas atividades para promover a paz, cultura e educação fazem parte da tradição de longa data do humanismo budista.

Contato:
Joan Anderson
Escritório de informações públicas
Soka Gakkai International
Telefone: +81-80-5957-4711
Fax: +81-3-5360-9885
E-mail: janderson[at]sgi.gr.jp

FONTE Soka Gakkai International

SOURCE Soka Gakkai International



RELATED LINKS
http://www.sgi.org/assets/pdf/Joint-Faith-Statement-Antinukes.pdf

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.