GSMA anuncia o lançamento de programa de Serviços Comunitários Habilitados por Comunicações Móveis

-- Subvenção de 4,1 milhões de libras esterlinas do Departamento de Desenvolvimento Internacional (DFID) do Reino Unido apoia o programa de melhoramento dos serviços de energia e água nos países em desenvolvimento

LONDRES, 28 de março de 2013 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje o lançamento do programa de Serviços Comunitários Habilitados por Comunicações Móveis (MECS -- Mobile Enabled Community Services), que aproveita a tecnologia e a infraestrutura das comunicações móveis para ajudar a melhorar o acesso a serviços básicos de energia e água nas comunidades mal-atendidas. O novo programa é apoiado por uma subvenção de £ 4,1 milhões do Departamento de Desenvolvimento Internacional (DFID -- Department for International Development) do governo do Reino Unido, que trabalha para aliviar a pobreza no mundo com a oferta de ajuda do Reino Unido em todo o mundo.

Atualmente, 1,3 bilhão de pessoas, quase 20 por cento da população mundial, não têm acesso à energia [1] e 783 milhões de pessoas, 10 por cento da população mundial, não têm acesso a recursos "aperfeiçoados" de água [2]. Essa deficiência resulta de dificuldades tais como distribuição de last mile (última milha de acesso a uma rede), recursos e custos de operação e manutenção, além de capacidade de pagamento e de cobrança. Os MECS vão facilitar o acesso a energia confiável e água limpa, a preços acessíveis, o que é fundamental para a saúde e o bem-estar, e também podem ajudar a reduzir a pobreza e estimular o crescimento econômico.

"Mais de 3,4 milhões de pessoas morrem todos os anos por causas relacionadas à água, condições sanitárias e higiene, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)", disse o diretor administrativo da GSMA para o Desenvolvimento das Comunicações Móveis, Chris Locke. "A penetração das comunicações móveis no mundo em desenvolvimento vem crescendo de forma exponencial na última década. Por exemplo, na África, estimamos que as comunicações móveis irão atingir 76 por cento da população até 2014. Através da tecnologia móvel, seremos capazes de apoiar e melhorar o suprimento e a manutenção de serviços de energia e água, disponibilizando um recurso crítico às comunidades mal-atendidas", afirmou.

A subvenção do DFID vai financiar um programa de dois anos dentro dos MECS, que será implementado pela divisão de Desenvolvimento de Comunicações Móveis da GSMA, para dar suporte à criação de tecnologias habilitadas por comunicações móveis e modelos de negócios, novos e inovadores, a fim de melhorar o acesso aos serviços de energia e água. O DFID e a GSMA também vão lançar um "Challenge Fund" (Fundo-Desafio), aberto ao setor de comunicações móveis, empresas recém-criadas (start-ups), meio acadêmico e setor sem fins lucrativos, que vai fornecer capital a empresas para pesquisa, a fim de identificar e desenvolver soluções pioneiras para superar as dificuldades e obstáculos no suprimento de serviços comunitários.

A ministra do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional, Lynne Featherstone, disse: "Um número crescente de pessoas em todo o mundo está usando telefones móveis, o que nos dá novas oportunidades de ajudar a melhorar as vidas das pessoas através da tecnologia. O programa de MECS vai melhorar significativamente a capacidade das pessoas de acessar algumas das necessidades humanas mais básicas, melhorando suas saúdes e lhe proporcionando fundações melhores sobre as quais podem construir seus futuros. É por isso que nos comprometemos a apoiar o desenvolvimento de tecnologias novas e inovadoras, que podem fornecer soluções simples e sustentáveis aos desafios de desenvolvimento em todo o mundo".

Com sua tecnologia, seu tamanho e alcance significativos, o setor de comunicações móveis pode ajudar a solucionar esses problemas e fornecer uma oportunidade sem precedentes para criar um impacto em alta escala em suas vidas. A tecnologia e a infraestrutura das comunicações móveis já são usadas para melhorar o acesso à energia e a água através da distribuição de produtos através dos canais existentes, financiamento do tipo pré-pago (pay-as-you-go) através de pagamentos móveis, e ativação remota, monitoramento e coleta de dados.

"A GSMA tem experiência comprovada em reunir operadoras de comunicações móveis, empresas de serviço de energia, provedoras de serviços comunitários, a comunidade de desenvolvimento e outros grupos de interesses essenciais, para promover parcerias, obter e compartilhar conhecimentos. Através do Programa dos MECS e o "Challenge Fund", a GSMA vai ajudar a acelerar o desenvolvimento de serviços comerciais móveis para populações mal-atendidas em mercados emergentes", acrescentou Locke.

Para mais informações, visite www.gsma.com/mecs

-FIM-

Notas aos editores:

[1] Fonte: International Energy Agency, World Energy Outlook 2011 (Perspectiva da Energia Mundial de 2011, Agência Internacional de Energia)

[2] Fonte: UNICEF/OMS JMP 2012

[3] Fonte: "Sustainable Energy & Water Access through M2M Connectivity" GSMA, 2013 (Acesso à Energia Sustentável e à Água através da Conectividade M2M de 2013).  (http://www.gsma.com/mobilefordevelopment/wp-content/uploads/2013/01/Sustainable-Energy-and-Water-Access-through-M2M-Connectivity.pdf )

Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de comunicações móveis em todo o mundo. Com presença em mais de 220 países, a GSMA reúne quase 800 operadoras de comunicações móveis do mundo e mais de 230 empresas no ecossistema mais amplo de comunicações móveis, incluindo fabricantes de telefones portáteis, empresas de software, fornecedoras de equipamentos, provedoras de Internet e organizações em setores tais como serviços financeiros, saúde, mídia, transportes e companhias de serviço público. A GSMA também produz eventos importantes do setor, tais como o "Mobile World Congress" e o "Mobile Asia Expo".

Para mais informações, por favor, visite o website corporativo da GSMA em www.gsma.com ou o Mobile World Live, o portal online para o setor de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com.

FONTE  GSMA

FONTE GSMA

SOURCE GSMA



RELATED LINKS
http://www.gsma.com

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.