2014

GSMA Anuncia OneAPI Exchange Nova Solução Técnica Integra Perfeitamente Serviços de Operadoras aos Aplicativos de Celulares, Oferecendo Experiências Excepcionais aos Consumidores

BARCELONA, Espanha, 25 de fevereiro de 2013 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje uma nova plataforma técnica flexível, a OneAPI Exchange, que fornecerá capacidade de rede aos aplicativos para celulares. Esta última fase da iniciativa global OneAPI, a qual facilita uma colaboração mais próxima entre operadoras e desenvolvedores, contou com a participação das principais operadoras de telefonia móvel, incluindo a AT&T, Deutsche Telekom, Orange, Telefonica e Vodafone. A plataforma OneAPI Exchange será operada pela Apigee, provedora líder de tecnologia.

"A OneAPI Exchange promete proporcionar aos consumidores uma experiência melhorada com aplicativos para celulares", disse Michael O'Hara, diretor de marketing da GSMA. "Apoiando relações mais próximas entre operadoras e desenvolvedores e uma maior interoperabilidade entre operadoras, a plataforma permitirá o acesso ininterrupto a empolgantes aplicativos para celulares com recursos avançados. Os consumidores finais irão se beneficiar dos serviços das operadoras que eles já conhecem e confiam, como fatura, serviço de mensagem e identidade da operadora, incorporados aos aplicativos que eles escolherem".

Nova Plataforma Flexível para a Colaboração entre Operadoras e Desenvolvedores 
A nova iniciativa incorpora o trabalho desenvolvido pela Wholesale Application Community (Comunidade de Aplicativos de Atacado, WAC), que foi integrado à GSMA em julho de 2012. A plataforma OneAPI Exchange, que atualmente está em trabalho de teste, melhora a capacidade, pois oferece às operadoras a opção de prover os desenvolvedores tanto com seus próprios conjuntos de interfaces de programação de aplicativos (APIs) ou com APIs padronizados. Isto leva a uma melhor flexibilidade das operadoras para participar do programa OneAPI Exchange de acordo com seus próprios objetivos empresariais, ao mesmo tempo em que oferece também benefícios de escala e alcança seus desenvolvedores através da interoperabilidade do API.

Quando um desenvolvedor seleciona e registra junto a um programa de desenvolvimento de uma operadora, eles são capazes de criar aplicativos que utilizam os APIs da operadora. A plataforma OneAPI Exchange também permite aos desenvolvedores especificar com quais outras operadoras de redes eles gostariam que seus aplicativos funcionassem, para que seus serviços não sejam limitados aos consumidores de uma única operadora. A plataforma mapeia perfeitamente os APIs utilizados pelo aplicativo para aqueles utilizados pela operadora do consumidor.

Esta abordagem federada permite que as operadoras personalizem os serviços disponíveis nas suas próprias plataformas ao mesmo tempo em que ainda alcançam um mercado de massa ou que exponham suas capacidades de rede aos desenvolvedores através de APIs padronizados.

"A OneAPI Exchange é um modelo completamente novo para interoperabilidade de API que irá dramaticamente simplificar e acelerar o desenvolvimento de aplicativos para telecomunicações baseados na tecnologia API no mercado global. Estamos extremamente satisfeitos em estar fornecendo uma solução de vanguarda com base na tecnologia Apigee para a GSMA e suas operadoras móveis membros e aguardamos diversas implantações bem-sucedidas ao longo do ano", disse Chet Kapoor, CEO da Apigee.

Globalizando a Solução OneAPI  
Como parte do programa OneAPI mais amplo, o OneAPI Gateway foi comercialmente lançado em 2012 com as principais operadoras canadenses, a Bell Mobility, Rogers e TELUS, sendo operado pela Transaction Network Services (TNS) e Aepona. Esta plataforma, a qual permitiu acesso aos aplicativos que usam rede APIs a 93 por cento dos consumidores canadenses, será integrada na solução global OneAPI Exchange.

Localização padronizada, APIs para mensagens e pagamentos já estão comercialmente disponíveis no Canadá através do OneAPI Gateway. Uma identidade padrão de API, que permite aos consumidores registrarem-se em aplicativos sem a necessidade de compartilhar uma identidade de usuário e senha com terceiros, estará disponível através do OneAPI Exchange global no segundo trimestre de 2013.  Este ano, um API para pagamentos também irá operar na plataforma OneAPI Exchange. Também haverá a oportunidade de outros provedores de tecnologia colaborarem no desenvolvimento de infraestrutura técnica daqui para frente.

Oportunidades para Desenvolvedores 
Através da plataforma OneAPI Exchange, desenvolvedores poderão criar aplicativos 'aderentes', melhorados pela funcionalidade incorporada da operadora exposta através dos APIs. A cooperação mais de perto entre operadora e desenvolvedor facilitará a implementação mundial dos seus aplicativos.  Usando a plataforma OneAPI Exchange, os desenvolvedores podem acessar redes de APIs utilizando tecnologias web abertas e padronizadas, possibilitando a fácil integração entre todos os tipos de plataformas, inclusive Android, BlackBerry, iOS e Windows Phone, assim como WebApps que são executados por ferramentas de busca da web de aparelhos móveis e pelas plataformas HTML5 nativas do FirefoxOS, Tizen e Ubuntu.

Além disso, a plataforma OneAPI Exchange permite que os desenvolvedores mantenham uma relação direta com as suas operadoras escolhidas e seus recursos de desenvolvimento. Dentro deste ambiente, eles podem, então, inscreverem-se em uma rede operadora de API e escolher as operadoras adicionais com as quais eles gostariam que seus aplicativos funcionassem. Todos os dados de pagamentos, métricos e de uso são então simplificados através de uma única operadora, eliminando a necessidade de uma integração multi-portadora direta e complexa.

"Consumidores do mundo todo estão cada vez mais usando aplicativos móveis em seus negócios e nas suas vidas pessoais", acrescentou O'Hara. "Há agora uma excelente oportunidade para a indústria móvel em fornecer soluções que simplificam o processo de desenvolvimento de aplicativos, acelerar o tempo de entrada no mercado e facilitar o alcance mundial. A plataforma OneAPI Exchange vai ajudar a levar a experiência do consumidor a um nível mais alto".

APIs de Rede em Ação no Congresso Mundial de Celulares 
Uma variedade de demonstrações de aplicativos para celulares mostrará APIs de rede em ação. Isso inclui:

  • O recente lançamento da Canonical, o Ubuntu Phone OS, oferece um sistema simples de login com um toque utilizando a autenticação da operadora e também oferece opções de pagamento à operadora para a loja Ubuntu One de baixar músicas;
  • Um esquema para aluguel de bicicleta e encomenda de pizza da Apigee;
  • MYAndroidProtection que protege os dados do seu celular contra perda, roubo ou malware e MYMobileKidsProtection que coloca limitações de uso para crianças que utilizam smartphones, ambos da MYMobileSecurity.

Os participantes do Mobile World Congress 2013 (Congresso Mundial de Celulares de 2013) podem experimentar estes demos na Connected City (Cidade Conectada), corredor 3, estandes 3B2 e 3C2 e também no pavilhão da GSMA localizado na praça do congresso.

Para maiores informações visite: www.gsma.com/oneapi

Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de telefonia móvel em todo o mundo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA une quase 800 das operadoras de serviços móveis do mundo, com mais de 230 empresas do crescente ecossistema de celulares, inclusive fabricantes de aparelhos telefônicos portáteis, empresas de softwares, fornecedores de equipamentos e empresas da Internet, assim como organizações de setores da indústria como serviços financeiros, saúde, mídia, transporte e serviços públicos. A GSMA também organiza eventos líderes da indústria como o Mobile World Congress (Congresso Mundial de Celulares) e a Mobile Asia Expo. 

Para maiores informações, por favor, visite o website corporativo da GSMA no endereço www.gsma.com ou o Mobile World Live (Mundo Móvel ao Vivo), o portal online para o setor das comunicações móveis, no endereço www.mobileworldlive.com.

FONTE  GSMA

 

FONTE GSMA

SOURCE GSMA



RELATED LINKS
http://www.gsma.com

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.