GSMA se une à Aliança pela Internet Acessível para promover o acesso à banda larga móvel nos países em desenvolvimento

LONDRES, 21 de janeiro de 2014 /PRNewswire/ -- A GSMA anunciou hoje sua associação à Aliança pela Internet Acessível (Alliance for Affordable Internet, A4AI), uma coalizão global diversificada com mais de 50 membros comprometidos com a redução do custo do acesso à internet nos países em desenvolvimento por meio da reforma política e regulatória. A GSMA trabalhará em estreita colaboração com a A4AI para identificar as barreiras políticas e regulatórias para o acesso à internet e a acessibilidade, além de colaborar em planos para abordar os problemas em nível mundial.

Anne Bouverot, diretora geral da GSMA, comentou: "Damos as boas-vindas à oportunidade de sermos membros da Aliança pela Internet Acessível e de ajudarmos a abordar um dos desafios tecnológicos mais urgentes dos países menos desenvolvidos. De acordo com a GSMA Intelligence, o índice de penetração dos assinantes de serviços móveis é de apenas 20 por cento na Etiópia, 28 por cento na Índia e 30 por cento no Paquistão, embora os altos níveis de vários cartões SIM signifiquem que o número de conexões móveis é maior".

"Há uma necessidade urgente de smartphones acessíveis, da implantação rápida e economicamente viável de infraestrutura de banda larga sem fio nas áreas rurais e da promoção da alfabetização digital para ajudar a conectar os não conectados em comunidades carentes do mundo todo."

Sonia Jorge, diretora executiva da Aliança pela Internet Acessível, afirmou: "Apesar da recente queda nos preços, a banda larga móvel ainda é extremamente cara na maioria dos países em desenvolvimento. O recente relatório de acessibilidade da A4AI ressaltou que, para aqueles que vivem com menos de US$ 2 por dia, os custos da banda larga móvel chegam a mais que 20 por cento da renda mensal em muitos países, a 48 por cento da renda na Colômbia e a 35 por cento na Zâmbia".

"A A4AI enfrenta as barreiras políticas e regulatórias que mantêm os preços extremamente altos. Trabalhar com a GSMA e seus membros para reduzir as estruturas de custos e desenvolver abordagens inovadoras de fornecimento será um estímulo significativo para nossos esforços. Devemos diminuir os preços da banda larga de maneira rápida, para permitir que bilhões de pessoas, especialmente mulheres e comunidades carentes da área rural, acessem o potencial marcante da internet."

Lançada em outubro de 2013, a A4AI tem como foco apoiar a conquista da meta de banda larga da Comissão de Banda Larga da ONU, que busca oferecer serviços de banda larga de nível básico por um valor menor que cinco por cento da renda média mensal. A Aliança acredita que, ao mesmo tempo em que as soluções tecnológicas avançam de maneira rápida, a política e as regulamentações continuam a ser uma barreira para a internet acessível. Assim, a A4AI procura criar as condições para mercados de banda larga abertos, competitivos e inovadores por meio da reforma política e regulatória, ao combinar ativismo, pesquisa e compartilhamento do conhecimento em nível mundial, regional e nacional.

Antes do lançamento da A4AI, a GSMA trabalhou com a Aliança para ajudar a moldar sua posição em relação aos princípios e políticas. Ao mesmo tempo em que as posições respectivas das duas organizações estão alinhadas, o princípio da A4AI em relação ao uso de espectro não licenciado e à reutilização oportunista dentro das regras que evitam a interferência nociva contrasta com a posição da GSMA, que acredita que o uso do "espaço em branco" não deve colocar em risco a realocação futura do espectro de transmissão de TV para a banda larga móvel e os benefícios econômicos que isso traria.

Entre os membros da Aliança estão: Alcatel-Lucent, a Associação para o Progresso das Comunicações (Association for Progressive Communications), Cisco, a Commonwealth Telecommunications Organisation, Ericsson, Facebook, Google, Intel, a Sociedade da Internet (Internet Society), Microsoft, a Omidyar Network, Research ICT Africa, o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (UK Department for International Development, DFID), a USAID e Yahoo! O trabalho em Gana e na Nigéria começará no primeiro trimestre de 2014.

Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses de operadoras de serviços móveis em todo o mundo. Presente em mais de 220 países, a GSMA reúne cerca de 800 operadoras de serviços móveis do mundo, com 250 empresas do ecossistema móvel mais amplo, inclusive fabricantes de aparelhos e dispositivos, empresas de software, fornecedores de equipamentos e empresas de internet, bem como organizações de setores da indústria como serviços financeiros, cuidados com a saúde, mídia, transporte e serviços públicos. A GSMA também organiza eventos líderes no setor, como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.

Para mais informações, acesse o site corporativo da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.

Sobre a A4AI
A Aliança pela Internet Acessível (Alliance for Affordable Internet, A4AI) é uma coalizão mundial comprometida com a redução do custo do acesso à internet em países menos desenvolvidos.

A A4AI tem como foco a criação de condições para mercados de banda larga abertos, eficientes e competitivos por meio da reforma política e regulatória. Ao combinar ativismo, pesquisa e compartilhamento do conhecimento, o objetivo da Aliança é facilitar a conquista da meta da Comissão de Banda Larga da ONU de oferecer serviços de banda larga de nível básico por um valor menor que cinco por cento da renda média mensal. Ao fazer isso, a A4AI ajudará a conectar os dois terços da população dos países em desenvolvimento que não têm acesso à internet.

Os membros da A4AI vêm tanto de países desenvolvidos como de países menos desenvolvidos e incluem organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos. A World Wide Web Foundation, fundada por Sir Tim Berners-Lee, inventor da Web, iniciou a Aliança que foi lançada em outubro de 2013. Entre os patrocinadores globais estão o Google, a Omidyar Network, o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (UK Department for International Development) e a USAID.

Para mais informações, acesse www.a4ai.org ou via Twitter: @a4a_internet.

FONTE  GSMA

FONTE GSMA

SOURCE GSMA



RELATED LINKS
http://www.gsma.com

Best of Content We Love 2014 


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.