IFC e Banco Central da Malásia ajudam a fortalecer a gestão de risco de crédito para impulsionar o acesso ao financiamento

Nov 07, 2012, 20:24 ET from IFC

KUALA LUMPUR, Malásia, 7 de novembro de 2012 /PRNewswire/ -- A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, e o Banco Central da Malásia estão trabalhando juntos para ajudar a fortalecer as técnicas de informação de crédito e a gestão de risco de maneiras que, espera-se, ajudarão a ampliar o acesso ao financiamento por parte de pequenos empresários em mercados emergentes.

A IFC e o Banco Negara da Malásia começaram nesta semana um programa de treinamento de cinco dias, que reúne mais de 100 agências reguladoras, profissionais de informação de crédito e profissionais de microfinanças de 43 países do mundo. O Quarto Treinamento de Informação de Crédito e Gestão de Risco (Fourth Credit Reporting and Risk Management Training), em Kuala Lumpur, foi desenvolvido para ajudar os participantes a melhorarem suas habilidades de avaliação e gestão de riscos de crédito.

Os sistemas confiáveis de informação de crédito oferecem potencial para enormes benefícios de desenvolvimento. Eles podem transformar de maneira radical os mercados de crédito, reduzindo o tempo de processamento de empréstimos e permitindo que os credores aumentem a gama de produtos e serviços financeiros que oferecem aos tomadores de empréstimo. Essas economias também significam taxas de juros mais baixas, aumentando o acesso ao financiamento para pessoas físicas e micro, pequenas e médias empresas, além de maiores benefícios econômicos, como a geração de empregos.

"Os benefícios de um treinamento especializado em informação de crédito e gestão de risco podem ter longo alcance para ajudar a preencher a lacuna de financiamento em mercados emergentes", afirmou Oscar Madeddu, principal especialista do Programa Global de Informação de Crédito da IFC (IFC's Global Credit Reporting Program). "Este é o quarto ano consecutivo em que temos uma parceria com o Banco Negara da Malásia nesse treinamento único, e pretendemos continuar com essa colaboração no futuro."

Ao reconhecer a lacuna com relação ao intercâmbio de informações, a IFC estabeleceu o Programa Global de Informação de Crédito (Global Credit Reporting Program) em 2001 para permitir o compartilhamento das melhores práticas em todo o mundo e para promover o desenvolvimento de sistemas de informação de crédito nos mercados emergentes.

Como líder internacional do fortalecimento de informação de crédito, o programa apoiou a criação ou a melhora significativa dos sistemas de informação de crédito em mais de 20 países. Também facilitou a elaboração de novas regulamentações em 32 países. Trinta e um milhões de consultas de crédito já foram geradas através do programa – com um valor estimado de US$ 6,2 bilhões em novos financiamentos para cerca de 6 milhões de clientes varejistas e pequenas empresas em todo o mundo.

Vários doadores financiam o programa, incluindo a Áustria, Austrália, Canadá, Itália, Japão, Luxemburgo, os Países Baixos, Noruega, Nova Zelândia, Suíça, Reino Unido, o Omidyar Network Fund Inc. e a Visa International.

FONTE  IFC

FONTE IFC

SOURCE IFC