PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring
2014

IFC lança rede bancária sustentável para que as agências reguladoras compartilhem sua experiência com crédito verde

Share with Twitter Share with LinkedIn
Translations:
Português

WASHINGTON, 6 de dezembro de 2012 /PRNewswire/ -- A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, lançou a Rede Bancária Sustentável (Sustainable Banking Network) para ajudar as agências reguladoras bancárias dos mercados emergentes a desenvolverem políticas de crédito verde (green credit) e diretrizes de gestão de risco ambiental e social ao compartilharem conhecimentos e recursos técnicos.

A rede, liderada pela IFC, é um grupo informal de agências reguladoras bancárias e associações bancárias. Apoiará os membros nos seus esforços para desenvolver padrões, políticas e diretrizes para as melhores práticas ambientais e sociais nos setores bancários dos seus países. Foi estabelecida em resposta aos pedidos de vários países que participaram do primeiro Fórum Internacional de Crédito Verde (International Green Credit Forum) em Pequim, em maio de 2012, e pediram para a IFC ajudar a construir uma rede de agências reguladoras que pudessem compartilhar conhecimentos e experiências.

"Os serviços bancários ambientalmente e socialmente sustentáveis protegem os ativos dos bancos e apresentam oportunidades de negócios ao explorarem novas áreas de produtos financeiros e mercados", afirmou Karin Finkelston, vice-presidente da IFC da região Ásia-Pacífico. "As agências reguladoras bancárias têm um papel importante ao orientarem o setor privado na capitalização dessas oportunidades de negócios, ao mesmo tempo em que asseguram o desenvolvimento sustentável das sociedades. A IFC assume um papel de liderança ao apoiar a rede para ajudar a construir uma melhor implementação dos padrões ambientais e sociais."

A troca inicial de ideias ocorrerá na plataforma de internet da IFC, exclusivamente para membros, seguida de reuniões anuais em cada país membro e trocas bilaterais entre esses países. Até hoje, a rede possui membros de Bangladesh, Brasil, China, Indonésia, Laos, Mongólia, Nigéria, Peru, Tailândia e Vietnã.

Vários membros da rede participaram da Comunidade de Padrões de Desempenho da IFC do Fórum de Aprendizagem (IFC's Performance Standards Community of Learning Forum) em Washington, D.C. esta semana. O evento procurou ajudar as instituições financeiras a fortalecerem seus sistemas de gestão de risco ambiental e social, a fazerem parcerias e a ampliarem os serviços bancários sustentáveis.

"As políticas verdes são essenciais para o crescimento sustentável e, nesse aspecto, o setor financeiro pode estimular as práticas e estratégias responsáveis para as empresas às quais realiza empréstimos. É o caso da China especificamente, onde foram dados passos significativos para desenvolver a orientação política e encorajar as instituições bancárias a adotarem as melhores práticas para a mitigação de riscos ambientais e sociais e os empréstimos verdes", afirmou Ye Yanfei, vice-diretor geral do departamento de estatística da Comissão de Regulamentação Bancária da China (China Banking Regulatory Commission).

FONTE  IFC

FONTE IFC

SOURCE IFC

Featured Video

Journalists and Bloggers

Share with Twitter Share with LinkedIn

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Online Member Center