2014

Índia Entra para o Círculo de Membros do CGAP

WASHINGTON, 13 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- Dando um sinal claro do aumento de sua influência no cenário financeiro mundial, a Índia tornou-se hoje o mais novo membro do CGAP, o centro independente de política e pesquisa alojado no Banco Mundial e dedicado à melhoria do acesso financeiro pelas populações mundiais menos favorecidas.

(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20110412/MM81963LOGO)

A Índia é o primeiro país entre os novos doadores de mercados emergentes a entrar para o CGAP. Tradicionalmente, o país tem sido um dos mais importantes campos de prova para toda uma série de iniciativas de acesso financeiro.

Tilman Ehrbeck, diretor executivo do CGAP, disse que a inclusão da Índia como membro do CGAP demonstra a mudança na liderança econômica mundial, na medida em que economias emergentes tais como o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (os países do chamado bloco BRIC) completam sua transição de países em desenvolvimento a países industrializados.

"Como primeiro país do bloco BRIC a se tornar membro do CGAP, a Índia dá sinais não só da sua própria evolução extraordinária, mas também da importância da missão de permitir o acesso financeiro aos mais de 2,5 bilhões de adultos economicamente ativos que ainda hoje não podem abrir uma conta bancária formal, obter seguros, começar uma empresa ou obter um empréstimo para compra da casa própria", comentou Ehrbeck. "Há muitos anos, a Índia tem sido pioneira e inovadora neste sentido e sua introdução ao nosso círculo de membros é valiosa e bem-vinda."

O CGAP tem o respaldo de uma rede de mais de 30 agências de desenvolvimento e fundações privadas que contribuem à missão do CGAP de defender um maior acesso financeiro pelas populações mundiais desfavorecidas através de atividades de pesquisa e assessoria, promoção de novos modelos de negócios e canais de entrega e luta pelos direitos de acesso financeiro dos menos favorecidos nos países em desenvolvimento.

O passo da Índia ao entrar para o círculo de membros do CGAP também foi saudado por Vijay Mahajan, Presidente do Comitê Executivo do CGAP, Diretor Geral da BASIX Microfinance e Presidente da Microfinance Institutions Network da Índia.

Mahajan disse que a Índia vê o papel do CGAP, inclusive a sua contribuição de apoio ao trabalho de inclusão financeira das nações do Grupo dos 20 (G20), como um veículo importante para introduzir mudanças na situação das populações mais pobres do mundo.

"Isto coloca a Índia na mesa mundial quanto a um assunto da mais alta importância", disse Mahajan. "A Índia torna-se assim o primeiro país em desenvolvimento a ter uma voz dentro dessa grande entidade internacional sobre este importante tópico e para isto trazemos um histórico único de experiência sobre o que funciona e o que não funciona, oferecendo acesso financeiro a populações não servidas satisfatoriamente."

A Índia entra para o CGAP num momento de progresso significativo sobre a questão da inclusão financeira, com novas tecnologias – tais como serviços bancários através da tecnologia móvel – ganhando uma rápida aceitação, enquanto que o rápido crescimento do microcrédito tem sido temperado por uma mudança no sentido de oferecer uma gama mais variada de produtos e um forte foco na proteção ao cliente e numa agenda de microfinanciamento mais responsável.

FONTE  CGAP

FONTE CGAP

SOURCE CGAP



RELATED LINKS
http://www.cgap.org

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.