2014

Iniciativa Logic da FIGO: Trabalhando Para Melhorar a Saúde Materna e do Recém-Nascido

ROMA, 9 de outubro de 2012 /PRNewswire/ -- "Apesar do recente progresso, as metas estabelecidas pelas Nações Unidas para reduzir, entre 1990 e 2015, a taxa de mortalidade infantil de menores de 5 anos e a taxa de mortalidade materna – conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 4 e 5 (MDG)  - estão longe de serem alcançadas", disse o Professor Hamid Rushwan, Diretor Executivo da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), ao apresentar a Iniciativa LOGIC (Liderança na Obstetrícia e Ginecologia para Impacto e Mudança) no Congresso Mundial de 2012 da FIGO em Roma, Itália.

A Iniciativa LOGIC (http://www.figo.org/projects/LOGIC_initiative), fundada pela Fundação Bill & Melinda Gates, é um programa criado pela FIGO para melhorar a política de saúde e da prática clínica maternal e do recém-nascido em oito países da África e Ásia do Sul (Burkina Faso, Camarões, Etiópia, Índia, Moçambique, Nepal, Nigéria e Uganda) através da melhora da capacidade de organizações profissionais nacionais de ginecologia e obstetrícia.

"A maioria das mortes maternas são evitáveis, mas mesmo assim milhares de mulheres morrem diariamente como resultado de complicações na gravidez e no nascimento de um filho. As chances de sobrevivência e saúde de um bebê recém-nascido estão muito ligadas ao bem-estar da sua mãe. O cuidado com qualidade de um recém-nascido começa durante a gravidez. Um parto seguro e um pós-natal de alta qualidade são essenciais para que um bebê recém-nascido tenha chance de sobreviver", explicou o Professor David Taylor, Diretor de Projeto da LOGIC.

A Iniciativa LOGIC foi lançada em 2009. "Desde o começo, nós fornecemos apoio a organizações envolvidas em melhorar as suas capacidades através do treinamento dedicado em cada aspecto dos seus trabalhos, inclusive administrativo, de recursos humanos, finanças, advocacia e mudança de política. Nós melhoramos seus perfis e desempenhos", ele acrescentou.

A conclusão do projeto está programada para outubro de 2013, mas alguns resultados importantes já são tangíveis. Por exemplo, a Associação de Obstetras e Ginecologistas da Uganda (AOGU) e a Sociedade de Ginecologistas e Obstetras de Burkina Faso (SOGOB) foram contatadas pelos seus respectivos Ministérios da Saúde para liderarem programas nacionais de revisão da mortalidade materna. Além disso, com a colaboração e apoio de parceiros como a organização Save the Children (Salvem as Crianças), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), e o White Ribbon Alliance, a AOGU ajudou a influenciar o governo da Uganda a aumentar o fundo para a saúde reprodutiva em 30%.

"Um dos objetivos da LOGIC é promover a colaboração entre as organizações participantes para facilitar a troca de conhecimentos e melhores práticas. Nós esperamos mais conquistas positivas para estender o impacto da iniciativa além das fronteiras atuais", finalizou o Professor Taylor.

FONTE  FIGO2012

FONTE FIGO2012

SOURCE FIGO2012



RELATED LINKS
http://www.figo.org/projects/LOGIC_initiative

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.