Isotope Technologies Garching GmbH anuncia in-licensing do DOTA-Zoledronato para teranóstico dirigido com radionuclídeos do osso para metástase óssea

Aug 20, 2015, 08:08 ET from ITM Isotopen Technologien München AG

GARCHING, Alemanha, 20 de agosto de 2015 /PRNewswire/ -- O ITM Group anunciou hoje que sua subsidiária ITG GmbH fechou, com sucesso, um acordo de in-licensing (licenciamento recebido) do DOTA-Zoledronato, um agente teranóstico de próxima geração para terapia e diagnóstico dirigidos com radionuclídeos do osso, em pacientes que sofrem de metástase óssea. O DOTA-Zoledronato objetiva, especificamente, lesões cancerosas do osso e, quando radioetiquetado com radioisótopos terapêuticos ou de diagnóstico, apresentou um alto potencial para tomografia por emissão de pósitrons (PET) e endorradioterapia. Devido a suas propriedades versáteis para radioetiquetagem, o DOTA-Zoledronato é um agente promissor para o desenvolvimento, no futuro, de outros conceitos de terapia com radionuclídeos, para oncologia nuclear personalizada. Pesquisa essencial de conjugados do DOTA-Zoledronato radioetiquetado foi conduzida, recentemente, na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, liderada pelo chefe do Instituto de Química Nuclear, professor Frank Rösch.

Sobre o DOTA- Zoledronato 

O DOTA-Zoledronato é um ácido bisfosfônico DOTA-conjugado, indicado para o tratamento de metástase óssea em pacientes com tipos sérios de câncer, como câncer da próstata ou da mama. Sua afinidade com a hidroxiapatita, que é um componente importante da matriz mineral do osso, o torna preferível para imageamento e terapia dirigidos com radionuclídeos do osso. Nos primeiros estudos, o DOTA-Zoledronato se mostrou um alvo excelente para a relação de conhecimentos e uma via rápida de depuração plasmática. Além disso, o agente original do osso é atrativo para etiquetagem de vários radionuclídeos, como o Gálio-68 de PET-radionuclídeo derivado de gerador, o Lutécio-177 n.c.a. (no-carrier-added) terapêutico emissor de energia beta, bem como os emissores de partícula alfa (α) Actínio-225 e Bismuto-213.

Sobre o Lutécio-177 n.c.a. terapêutico

O principal produto do ITM Group, o Lutécio-177 n.c.a., é um radionuclídeo terapêutico superior, passando pelo procedimento de Autorização de Comercialização. Com a aprovação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA -- European Medicines Agency), que é esperada para o primeiro trimestre de 2016, o medicamento será lançado sob o nome de marca EndolucinBeta.

Sobre a metástase óssea

Certos tipos de câncer, como de mama, da próstata, do pulmão, da tireoide e dos rins, tendem a se disseminar para o osso. No caso de pacientes com câncer de mama ou de próstata, em particular, o osso é frequentemente o primeiro destino distante da disseminação do câncer, com mais do que 2 pacientes em 3 desenvolvendo essa doença secundária, no estágio avançado, resultando em mais de 1,5 milhão de casos de câncer secundário do osso no mundo. A disseminação metastática do câncer para os ossos causa dores graves nos ossos, compressão da medula espinhal e até mesmo fraturas no esqueleto, reduzindo tremendamente, portanto, a qualidade de vida dos pacientes.

Sobre o ITM Group 

O ITM Group é uma organização de capital privado de empresas especializadas em produtos radiofarmacêuticos, que se dedicam ao desenvolvimento e produção patenteada de produtos radiofarmacêuticos e dispositivos radiomédicos. Hoje, mais de 50 empregados altamente treinados contribuem com seus conhecimentos profundos e com sua experiência de mais de uma década, por enquanto, se focando em sourcing e processamento de radioisótopos de próxima geração, para o tratamento de diversas doenças oncológicas graves. O principal objetivo da empresa é melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ao disponibilizar uma nova geração de produtos radiofarmacêuticos dirigidos para teranósticos no mercado.

ITM Isotopen Technologien München AG 

Aufsichtsratsvorsitzender - Udo J. Vetter, Vorstandsvorsitzender - Steffen Schuster, Sitz der Gesellschaft - Lichtenbergstr. 1, 85748 Garching - HG München - HRB 154944

Contato
Konstantin Zhernosekov
Chefe de Gerenciamento e Marketing de Produto
Telefone: +49 89 3298986-32
e-mail: Konstantin.Zhernosekov@itg-garching.de

Steffen Schuster
Vorstand
Telefone: +49 89 3298986-22
e-mail: Steffen.Schuster@itm.ag

FONTE ITM Isotopen Technologien München AG

SOURCE ITM Isotopen Technologien München AG