Líder budista lança proposta de paz e pede a abolição de armas nucleares e o diálogo entre a China e o Japão

TÓQUIO, 28 de janeiro de 2013 /PRNewswire/ -- No dia 26 de janeiro de 2013, Daisaku Ikeda, presidente da associação budista Soka Gakkai International (SGI), publicou sua 31a proposta de paz anual, "Compaixão, sabedoria e coragem: construindo uma sociedade global de paz e coexistência criativa".

Ikeda enfatiza a importância da dignidade da vida e convoca para uma ação relativa à abolição das armas nucleares, à necessidade de tratar a pobreza como uma questão de direitos humanos e meios de melhorar as relações entre a China e o Japão.

Para tornar o respeito à dignidade da vida uma realidade, ele propõe três orientações gerais: compartilhar as alegrias e tristezas dos demais, ter fé nas possibilidades infinitas de vida e defender e celebrar a diversidade de forma constante. De maneira específica, Ikeda enfatiza o diálogo e a autorreflexão como meios de espalhar a empatia e de promover uma cultura de paz. Ele observa que, devido à natureza múltipla da identidade humana, "sempre existe a possibilidade de encontrar, nas trocas humanas interpessoais, pontos de convergência e relevâncias mútuas".

Em termos de medidas concretas, ele recebe esforços liderados pela Noruega e pela Suíça para ressaltar o impacto humanitário potencialmente devastador das armas nucleares e pede que o Japão, o único país que já foi alvo desse tipo de armas, apoie esse esforço. Ele repete o apelo para o desenvolvimento e adoção de uma Convenção sobre Armas Nucleares para proibir de maneira abrangente essas armas de destruição em massa. Para esse fim, ele também propõe que uma reunião de cúpula do G8 mais ampla seja organizada em Hiroshima ou Nagasaki em 2015, no 70o aniversário das bombas atômicas nessas cidades, para estimular o compromisso renovado entre líderes mundiais para a abolição das armas nucleares.

Ao observar que este ano ocorre o 65o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Ikeda pede atenção urgente para a pobreza como uma questão de direitos humanos. Ele solicita a implementação de um Departamento de Proteção Social em todos os países para permitir que aqueles que vivem em condições de extrema pobreza recuperem o sentido de dignidade. Ele também pede educação e treinamento em direitos humanos em escala global.

Ikeda promoveu a boa relação entre a China e o Japão por mais de 45 anos e lamenta a deterioração recente dessa relação, mas não aceita pessimismo com relação a essa questão e observa que uma amizade profunda foi cultivada através de muitos intercâmbios ao longo dos anos. Ele convoca os dois países para que reafirmem seu compromisso com as duas principais promessas do Tratado de Paz e Amizade de 1978: abster-se do uso ou da ameaça de uso da força e não buscar hegemonia regional.

Ele propõe um fórum de alto nível para o diálogo entre a China e o Japão, juntamente com a suspensão de ações provocativas. Os esforços para analisar de maneira franca as raízes do confronto atual podem produzir debates acalorados, mas eles são necessários para identificar as preocupações subjacentes e as aspirações das partes. A confiança só pode ser reestabelecida através de esforços conjuntos para resolver os problemas em comum e, portanto, Ikeda propõe que a China e o Japão lancem uma organização para cooperação ambiental no leste da Ásia. Uma organização como essa "criaria oportunidades para que os jovens da China e do Japão trabalhem juntos por um objetivo em comum".

Daisaku Ikeda (1928- ) é um filósofo budista, pacificador e autor. Ele é presidente da rede budista secular Soka Gakkai International (SGI), que conta com 12 milhões de membros em todo o mundo, e fundador do Toda Institute for Global Peace and Policy Research (Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política) e da Soka University. Desde 1983, Ikeda lança propostas de paz todos os anos no dia 26 de janeiro, aniversário da fundação da SGI em 1975.

Contato:
Joan Anderson
Escritório de informações públicas
Soka Gakkai International
Tel: +81-80-5957-4711
Fax: +81-3-5360-9885
E-mail: janderson[arroba]sgi.gr.jp

FONTE  Soka Gakkai International

FONTE Soka Gakkai International

SOURCE Soka Gakkai International




Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.