Líder budista pede cooperação regional em resposta a desastres naturais e encontro da juventude sobre abolição das armas nucleares

TÓQUIO, 27 de janeiro de 2014 /PRNewswire/ -- Em sua proposta de paz anual, "Criação de Valor para a Mudança Global: Construindo Sociedades Resistentes e Sustentáveis", publicado em 26 de janeiro, Daisaku Ikeda, presidente da associação budista Soka Gakkai International (SGI), pede o aumento da cooperação regional como resposta a eventos climáticos extremos e desastres naturais. Ele também propôs um programa completo de educação cidadã global e a realização de um encontro da juventude pela abolição nuclear em Hiroshima e Nagasaki em 2015.

Ikeda acentuou a necessidade de aumentar a capacidade de recuperação assim as sociedades e os indivíduos estarão melhor equipados para aguentar os desastres naturais e os relacionados à mudança do clima. Ele propõe um foco na criação de valores positivos e o fortalecimento da solidariedade humana como formas de ajudar as comunidades a aguentar melhor os choques e deslocamentos súbitos.

Ele propôs ver a preparação, o alívio e a recuperação pós-desastres como processos integrados. Além do mais, acentuou que o fortalecimento da cooperação regional para lidar com desastres pode aumentar a compreensão mútua e redefinir a segurança regional e nacional, partindo da postura "soma-zero" atual. Como um forma de começar, ele sugere a construção a partir do já existente Fórum Regional ASEAN, que consiste das nações da ASEAN, mais Japão, China, Coreia do Sul e outros países, de um Acordo de Resistência e Recuperação Asiático, expandindo os acordos de cidades irmãs e realizando um encontro entre Japão, China e Coreia do Sul para a cooperação para respostas a desastres e questões ambientais.

Ikeda acentuou a necessidade de incluir educação na estrutura internacional de objetivos propostos que serão incluídos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio depois de 2015. Ele sugere um foco na educação para a cidadania global com três objetivos amplos: aprofundar a compreensão dos desafios que a humanidade deve encarar, explorar suas causas e criar confiança de que eles podem ser resolvidos; monitorar sinais de fenômenos globais em nível local e fortalecer as pessoas para que consigam responder; e estimular um espírito de coexistência com os países vizinhos.

Ele pediu mais ação focada para livrar o mundo das armas nucleares e aplaudiu a Declaração Conjunta sobre as Consequências Humanitárias das Armas Nucleares apresentada ao Primeiro Comitê da Assembleia Geral da ONU em outubro de 2013. Avisando sobre as consequências humanitárias catastróficas de qualquer detonação de armas nucleares, a Declaração Conjunta foi apoiada por 125 países, incluindo o Japão. Ele pediu que um acordo de não-uso entre os Estados com armas nucleares seja um passo central em direção à sua abolição.

Ikeda reiterou sua crença de que 2015, o 70º aniversário do bombardeio nuclear de Hiroshima e Nagasaki, oferece uma oportunidade vital para a realização de um encontro pela abolição nuclear. Especificamente, propôs um encontro da juventude para amplificar as vozes dos jovens determinados a livrar o mundo destas armas ultrapassadas e desestabilizadoras. Ele apresentou resultados de uma pesquisa realizada em 2013 por membros da juventude da SGI em nove países que mostraram que 90% dos jovens consideram as armas nucleares inumanas, enquanto 80% querem um tratado que as proíba.

"A Forum for Peace, Daisaku Ikeda's Proposals to the UN" [Um Fórum pela Paz, as propostas de Daisaku Ikeda para a ONU], livro contendo os destaques de 30 anos das propostas de paz de Ikeda, foi publicado por I.B. Tauris em janeiro de 2014, com uma apresentação do embaixador Anwarul K. Chowdhury, ex-sub-Secretário Geral e Alto Representante da ONU.

Daisaku Ikeda (1928- ) é um filósofo budista, promotor da paz e escritor. Ele é presidente da rede budista laica Soka Gakkai International (SGI) com 12 milhões de membros em todo o mundo. Desde 1983, Ikeda apresenta propostas de paz que tratam de assuntos centrais do globo e demonstra seu apoio às Nações Unidas a cada ano no dia 26 de janeiro, aniversário da fundação da SGI em 1975.

Contato:

Joan Anderson
Office of Public Information
Soka Gakkai International
Tel: +81-80-5957-4711
Fax: +81-3-5360-9885
E-mail: janderson[at]sgi.gr.jp

FONTE  Soka Gakkai International

FONTE Soka Gakkai International

SOURCE Soka Gakkai International




Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.