2014

Marina Silva afirma que vivemos uma crise civilizatória durante Fórum Mundial de Meio Ambiente

SÃO PAULO, 24 de junho de 2013 /PRNewswire/ -- "Estamos vivendo uma crise civilizatória, que se constitui de múltiplas crises: social, econômica, ambiental, política e de valores", disse Marina Silva, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, na palestra "Os desafios do desenvolvimento sustentável e não sustentado", durante o Fórum Mundial de Meio Ambiente, realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais em 21 e 22 de junho, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR).

Para Marina Silva, as crises civilizatórias só podem ser enfrentadas se isso for feito "por todos, ao mesmo tempo e agora". E ela acredita que o Brasil reúne as melhores possibilidades para fazer a quebra de paradigmas, uma vez que é um País industrializado, com uma base de conhecimento tecnológico, detentor de 22% das espécies vivas do planeta, 11% da água doce do mundo e 45% de matriz energética limpa. Pode, portanto, fazer essa transformação de uma maneira produtiva, criativa e livre e pensar novos projetos identificatórios.

A crise política brasileira nada mais é do que a necessidade de uma atualização. As pessoas não querem mais ficar no lugar de impotência em que foram colocadas. Um bom exemplo dessa mudança de mentalidade está nas manifestações populares que acontecem por todo o Brasil. "Está surgindo um novo sujeito político, fruto de uma atualização da comunicação, do uso das tecnologias", explica a ex-ministra. "Tentaram desqualificar os movimentos virtuais dizendo que eles ficariam restritos à internet, mas era só uma questão de tempo para ele transbordar para o presencial, como ocorreu recentemente".

Quando questionada sobre a ausência de reinvindicações relacionadas ao meio ambiente durante as manifestações, Marina respondeu que a ideia da defesa do meio ambiente já é um conceito intrínseco a esses grupos, por isso eles não vão incluir essa questão de uma forma explícita as ruas. As pessoas estão fazendo um mosaico de reivindicações que envolvem saúde, educação, segurança, combate à corrupção – temas que são mais emergenciais para esses jovens. "São mobilizações legítimas e não podemos, por causa de uma meia dúzia que faz atos isolados de violência, ignorar os milhões que dizem qual é o Brasil que querem agora e no futuro", disse ela, ao reforçar que a população está cansada dos partidos que fazem política apenas para manter o poder. 

Mais informações para a imprensa:
CDN - Comunicação Corporativa: www.cdn.com.br
Erica Valérioerica.valerio@cdn.com.br (11 3643.2710)

FONTE Fórum Mundial de Meio Ambiente

SOURCE Fórum Mundial de Meio Ambiente



More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.