Paraná assinará Pacto Nacional pela Gestão das Águas durante Fórum Mundial de Meio Ambiente

SÃO PAULO, 19 de junho de 2013 /PRNewswire/ -- O Paraná será o primeiro estado da região Sul do Brasil a assinar o Pacto Nacional pela Gestão das Águas, um programa de incentivo financeiro, por meio de pagamentos por resultados, para fortalecer a gestão das águas nos estados. O documento será assinado pelo governador do Paraná, Beto Richa, durante o Fórum Mundial de Meio Ambiente,promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais em 21 e 22 de junho, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu. Lançado em março deste ano, o programa faz parte de uma iniciativa conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Águas (ANA).

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o presidente da ANA, Vicente Andreu, e o secretário do Meio Ambiente do Paraná, Luiz Eduardo Cheida, também estarão presentes no momento da assinatura do programa. O objetivo do pacto é promover a articulação entre União e os Estados pelo uso sustentável dos recursos hídricos do País.

Entre as premissas pautadas na proposta do Pacto estão: fortalecimento do Sistema Nacional de Informações sobre os Recursos Hídricos (SNIRH); a efetividade de compromissos pactuados em torno de metas definindo-se os respectivos responsáveis e prazos; metas associadas à visão de futuro; o desenvolvimento institucional a partir das aspirações dos Estados; e metas de controle definidas de forma consensual. 

Para João Doria Jr., presidente mundial do LIDE, a adesão ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas é um passo importante para o Brasil. "O Paraná será o primeiro estado do Sul a aderir ao Pacto Nacional das Águas. É indispensável espalhar a causa por todo País e unir esforços para avançar na gestão das águas", finalizou o empresário.

O Pacto Nacional pela Gestão das Águas disponibilizará R$ 100 milhões do orçamento da ANA nos próximos cinco anos, a serem transferidos aos estados que aderirem ao programa, mediante o cumprimento de metas.

Mais informações: Erica Valério – erica.valerio@cdn.com.br (11 3643.2710)

FONTE Fórum Mundial de Meio Ambiente

SOURCE Fórum Mundial de Meio Ambiente




Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.