Parceria inovadora reduz o custo do implante do contraceptivo reversível de ação duradoura da Bayer em mais de 50%

 

-- A iniciativa aumentará o acesso a contraceptivos para 27 milhões de mulheres em países de baixa renda

LEVERKUSEN, Alemanha, 27 de fevereiro de 2013 /PRNewswire/ -- Um grupo sem precedentes de parceiros do setor público e privado finalizou um acordo que disponibilizará o Jadelle®, um implante de contraceptivo reversível eficaz e de longa duração, para mais de 27 milhões de mulheres nos países mais pobres, com redução de mais de 50% no preço ao longo dos próximos seis anos.

O Programa de acesso ao Jadelle, desenvolvido e apoiado por uma parceria entre a Bayer HealthCare AG, a Fundação Bill & Melinda Gates, a Iniciativa Clinton de Acesso à Saúde (Clinton Health Access Initiative, CHAI), os governos da Noruega, Reino Unido, Estados Unidos e Suécia, a Fundação para o Fundo de Investimento em Crianças (Children's Investment Fund Foundation, CIFF) e o Fundo das Nações Unidas para a População (United Nations Population Fund, UNFPA), baseou-se no impulso gerado durante a Cúpula de Londres de julho de 2012 sobre Planejamento Familiar, onde os líderes mundiais comprometeram-se a fornecer acesso a contraceptivo a outros 120 milhões de mulheres de países em desenvolvimento até 2020. Ele também apoia as recomendações da Comissão das Nações Unidas sobre Produtos que Salvam a Vida de Mulheres e Crianças (UN Commission on Life-Saving Commodities), ajudando a definir os mercados globais, a fim de aumentar a disponibilização de produtos de qualidade que salvam vidas a um ótimo preço e volume.

Segundo o acordo assinado, a Bayer reduziu o preço atual do implante do contraceptivo Jadelle®, de USD 18,00 para USD 8,50 a unidade, a partir de 1o janeiro de 2013, em mais de 50 países, incluindo aqueles considerados pelo Secretário-Geral das Nações Unidas menos prováveis para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) em relação à saúde materna e infantil até 2015. O dispositivo, que foi pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde setembro de 2009, oferece contracepção eficaz às mulheres por até cinco anos.

"A inovação é a chave do nosso sucesso comercial e, ao mesmo tempo, a base do nosso compromisso social", disse o Dr. Jorg Reinhardt, diretor executivo da Bayer HealthCare AG. "Estamos muito satisfeitos em tornar acessíveis ao maior número de pessoas possível os nossos produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida, independentemente de sua renda ou de onde moram, contribuindo significativamente para a melhoria da saúde das mulheres e crianças de países em desenvolvimento".

Quando totalmente implementado, o Programa de acesso ao Jadelle evitará mais de 28 milhões de gestações indesejadas, entre 2013 e 2018 e, em última análise, prevenirá a morte de aproximadamente 280.000 crianças e 30.000 mulheres. No total, o programa economizará cerca de USD 250 milhões em custos globais de saúde.

Hoje, mais de 200 milhões de mulheres e meninas dos países em desenvolvimento que não desejam engravidar não têm acesso a contraceptivos modernos. Estudos demonstraram que, dos 600 milhões de mulheres em países em desenvolvimento que estão usando métodos modernos de planejamento familiar, apenas 1% a 2% usam implantes, mas uma proporção significativamente maior optaria pelo implante se eles estivessem disponíveis e fossem apoiados por serviços de aconselhamento e atendimento médico.  Em muitos programas onde os implantes são oferecidos hoje, eles são um dos métodos de escolha que mais cresce.

Respondendo ao chamado urgente de mais colaboração público-privada eficaz na Cúpula de Londres sobre Planejamento Familiar, os parceiros negociaram esta redução de preço para tornar este método subutilizado mais barato e acessível para as mulheres no mundo, ajudando a expandir as opções de contracepção.

"Em julho de 2012, os líderes mundiais comprometeram-se a fornecer às mulheres do mundo todo mais acesso a mais opções de contraceptivos e, hoje, estamos um passo mais perto de cumprir esta promessa", disse Melinda Gates, copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates. "Esperamos que esta seja a primeira de muitas parcerias inovadoras que ajudarão a dar às mulheres e meninas o poder de criarem uma vida melhor para elas e suas famílias".

O preço de USD 8,50 por unidade estará disponível a todas as entidades que compram Jadelle® da Bayer para uso nos países qualificados. Grandes agências, como a UNFPA e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (U.S. Agency for International Development, USAID), e prestadoras de serviços não estatais estão comunicando a redução do preço aos escritórios dos seus países e parceiros governamentais para garantir que o novo preço se reflita nos planejamentos de aquisição de contraceptivos dos países. Os processos de aquisição e ciclos de logística para o Jadelle permanecerão inalterados.

Os programas voluntários locais de planejamento familiar existentes coordenados por agências governamentais e organizações da sociedade civil, apoiados pela USAID, UNFPA, a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norwegian Agency for Development Cooperation, NORAD) e pelo Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (UK Department for International Development, DFID) ajudarão a facilitar o maior acesso a este contraceptivo reversível de ação duradoura, para oferecer às mulheres e aos casais mais opções de planejamento familiar.

A Bayer HealthCare AG também está trabalhando com outros grupos parceiros para desenvolver um plano para melhorar a infraestrutura de prestação de serviços e o treinamento de profissionais da saúde, para garantir que as mulheres tenham acesso seguro e de qualidade aos serviços de inserção adequada e remoção do contraceptivo, bem como de aconselhamento.

Além disso, está em andamento uma iniciativa que ajudará organizações de planejamento familiar da sociedade civil a aumentarem os métodos de distribuição inovadores, como franchising social e clínicas móveis. Espera-se que este trabalho dobre a capacidade atual dessas organizações de oferecer implantes para ampliar a escolha do método dentro de seus programas em 2013, com expansão contínua nos próximos anos.

FONTE  Bill & Melinda Gates Foundation

FONTE Bill & Melinda Gates Foundation

SOURCE Bill & Melinda Gates Foundation



RELATED LINKS
http://www.gatesfoundation.org

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.