Pesquisa IFOP para ecorpStim 80% dos franceses familiarizados com o gás de folhelho dizem ser a favor de experimentar tecnologias alternativas ao fraturamento hidráulico

PARI, 28 de Março de 2013 /PRNewswire/ -- Enquanto continua à toda o debate francês sobre a transição energética e a controvérsia sobre a extração do gás natural preso em camadas de folhelho, uma nova pesquisa IFOP revela que 80% das pessoas que já ouviram falar do gás de folhelho estariam a favor de experimentar com uma tecnologia alternativa ao fraturamento hidráulico, ou seja, que não necessite de usar água ou produtos químicos para extraí-lo.

Realizada pelo instituto IFOP para a ecorpStim, a nova pesquisa sobre 'a atitude dos franceses quanto ao gás de folhelho' mostra que a conscientização pública sobre a exploração desse gás aumentou consideravelmente desde a última pesquisa IFOP realizada em setembro de 2012. Nada menos do que 53% dos cidadãos franceses declaram já terem ouvido falar do gás do folhelho e sabem do que se trata (comparado a 44% em 2012).

A opinião pública sobre a retirada de gás natural das camadas de folhelho também evoluiu ao longo dos últimos meses. Apesar dos danos ambientais causados pelo processo de fraturamento hidráulico usado para retirar o gás ainda ser mencionado, os resultados positivos do uso do gás de folhelho parecem ser agora melhor entendidos. 71% dos entrevistados são de opinião que esse uso permitiria uma criação significativa de empregos, enquanto que 59% acham que ele ajudaria a conter o aumento dos preços do gás para os consumidores.

Apesar de um número crescente de franceses acreditar que o gás de folhelho poderia ter um efeito positivo sobre a economia, 80% dos entrevistados declaram estar cientes sobre o assunto e favorecem experimentar com uma tecnologia alternativa que não exija o uso de água ou produtos químicos. De acordo com a grande maioria dos entrevistados, a solução seria permitir que a França se beneficiasse das vantagens dos recursos do folhelho, mas sem prejudicar o meio ambiente.

A companhia ecorpStim (eCORP Stimulation Technologies, LLC) foi criada em 2012 para fornecer aos países europeus, bem como àqueles com limitação de recursos hídricos, alternativas ao fraturamento hidráulico baseadas no propano natural puro e sem o uso de produtos químicos.
O uso do propano de qualidade pura e uso doméstico para fazer a estimulação do gás é a primeira tecnologia verde realmente limpa e funcional para extrair o gás aprisionado nas camadas de folhelho, reduzindo o impacto ambiental dessa exploração.

A companhia ecorpStim fez com sucesso sua primeira operação de estimulação usando o propano puro em Eagle Ford, nos EUA. Esse experimento é parte de uma série de esforços empreendidos pela ecorpStim para desenvolver o uso do gás de folhelho de uma maneira sustentável e com o mínimo de impacto para o meio ambiente.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi conduzida para a ecorpStim.
A amostra consistiu de 1.508 pessoas representativas da população francesa com 18 anos de idade ou mais.
Essa amostra representativa foi garantida pelo uso de quotas (por sexo, idade, profissão), além da estratificação por região e categoria de área urbana.
As entrevistas foram conduzidas sob a forma de questionários respondidos por conta própria online (usando o sistema CAWI, ou Entrevistas pela Web com Auxílio de Computador).
As entrevistas foram realizadas de 28 de fevereiro a 1 de março de 2013.

CONTATOS PARA A IMPRENSA



ecorpStim

IFOP

Nadège Chapelin

Jérôme Fourquet

H&B Communication

+01-45-84-14-44

Tel: +33(0)1-58-18-32-45

jerome.fourquet@ifop.com 

GSM: +33(0)6-82-92-94-42


Email: n.chapelin@hbcommunication.fr


FONTE  ecorpStim

FONTE ecorpStim

SOURCE ecorpStim




Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.