PR Newswire: news distribution, targeting and monitoring
2014

Primeira agência internacional de classificação do crédito sem fins lucrativos (INCRA): Sérios riscos para a classificação da França e do Brasil - Itália citada pelo bom manejo da crise do euro - classificação da dívida soberana da Alemanha só estará segura com reforma

Share with Twitter Share with LinkedIn
Translations:
Português

WASHINGTON e BERLIM, 20 de novembro de 2012 /PRNewswire/ -- Uma diminuição da classificação de crédito da dívida soberana da Alemanha só poderá ser evitada se o país continuar com a implementação da reforma fiscal em casa e pressionar para que haja uma reforma similar nos países parceiros da zona do euro, de acordo com os critérios estabelecidos na proposta da Bertelsmann Foundation para a primeira agência internacional de classificação de crédito sem fins lucrativos (international, non-proft credit rating agency, INCRA). Esta conclusão é parte de um novo relatório da INCRA, apresentado hoje em Berlim, que proporciona classificações de teste da dívida soberana para cinco países: Brasil, França, Alemanha, Itália e Japão.

O relatório da INCRA utiliza uma escala de 1 a 10 para a classificação. A Alemanha atinge uma pontuação de 8,1 (equivalente a AAA, uma perspectiva negativa), seguida de perto pela França com 7,9 (AA+). A Itália atingiu 7,2 (AA-), o Brasil 6,8 (A+) e o Japão 6,0 (A-).

No entanto, todos os países avaliados enfrentam desafios para manter sua classificação.

A INCRA elogia a Alemanha pela forma como administra a crise da zona do euro. Mas a responsabilidade de Berlin por aproximadamente €310 bilhões de dívida de outros países da zona do euro, sua própria dívida atual de 82,8 por cento do PIB, poucas chances de que essa dívida diminua para menos de 80 por cento do PIB no curto prazo e uma perspectiva demográfica pobre ameaçam a diminuição.

A classificação sólida da França também está ameaçada pelas suas dívidas e déficits altos. A classificação da Itália na INCRA, significativamente melhor que as das principais agências de classificação do crédito, se deve ao recente manejo competente dos assuntos fiscais por parte de Roma e às fortes bases econômicas do país.

A classificação do Brasil está em risco devido à urgência de investimento necessário em educação e infraestrutura para ajudar a reverter uma recente queda acentuada no crescimento. A alta dívida do Japão, de aproximadamente 230 por cento do PIB, é a maior entre os países e teve um impacto negativo significativo na classificação da INCRA.

Além de dados macroeconômicos tradicionais, a INCRA utiliza indicadores prospectivos nas suas análises. Esses indicadores incluem a capacidade dos governos de dominar a gestão da crise e de implementar a reforma necessária. Eles também consideram o investimento em recursos futuros, como educação e infraestrutura.

A Bertelsmann Foundation montou uma equipe de especialistas internacionais em classificação soberana para usar esses fatores abrangentes no cálculo da classificação da INCRA.

A classificação da INCRA é o segundo passo do estudo de viabilidade da Bertelsmann Foundation sobre um modelo alternativo de agência de classificação do crédito. A fundação desenvolveu sua proposta após a crise financeira de 2008 e a crítica posterior sobre as práticas das principais agências de classificação do crédito. A fundação acredita que a classificação da INCRA oferece melhor qualidade ao incluir fatores socioeconômicos, além dos macroeconômicos, e além da grande transparência no processo de classificação. Para este fim, o novo relatório da INCRA introduz, para cada país examinado, um "radar de classificação" que mostra em um só lugar os desempenhos socioeconômico e macroeconômico pobres.

"A vantagem da classificação da INCRA é sua transparência e a avaliação abrangente. A INCRA oferece mais que um sistema de classificação. Proporciona a oportunidade de estimular um debate amplo e social sobre a necessidade de um país passar por uma reforma", afirmou o presidente da Bertelsmann Foundation, Aart De Geus. "Nossa análise mostra que a Alemanha continua a liderar a Europa em merecimento de crédito, mas não pode dormir sobre os louros da glória. A Alemanha precisa enfrentar mudanças demográficas e tornar-se mais atrativa para pessoas talentosas do mundo todo", completou De Geus.

A INCRA foi revelada pela primeira vez na quarta conferência financeira anual da Bertelsmann Foundation, em Washington, DC, em abril de 2012. A fundação é uma organização de pesquisa (think tank) e, como tal, seu objetivo não é fundar a INCRA. Ela acredita que um fórum mundial, como o G20, é mais adequado para tornar a INCRA realidade.

SOBRE A BERTELSMANN FOUNDATION: A Bertelsmann Foundation é uma fundação ativa privada e não partidária que trabalha para promover e fortalecer a cooperação internacional. Ao servir como uma plataforma para o diálogo aberto entre os principais interessados, a fundação desenvolve recomendações políticas práticas sobre problemas centrais para o desenvolvimento exitoso.

Mais informações sobre a INCRA estão disponíveis em http://www.bfna.org.

Contato:

Andrew Cohen, diretor de comunicações da Bertelsmann Foundation
E-Mail: andrew.cohen@bfna.org ou em
Telefone: +1-202-330-2761

FONTE Bertelsmann Stiftung

FONTE Bertelsmann Stiftung

SOURCE Bertelsmann Stiftung



RELATED LINKS
http://www.bfna.org

Featured Video

Journalists and Bloggers

Visit PR Newswire for Journalists for releases, photos, ProfNet experts, and customized feeds just for Media.

View and download archived video content distributed by MultiVu on The Digital Center.

Share with Twitter Share with LinkedIn
 

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

 
 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

 
 

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.

 

Online Member Center

Not a Member?
Click Here to Join
Login
Search News Releases
Advanced Search
Search
  1. PR Newswire Services
  2. Knowledge Center
  3. Browse News Releases
  4. Contact PR Newswire
  5. Send a News Release