Semana Mundial da Água termina com prescrição de foco especial no papel da água no desenvolvimento

ESTOCOLMO, 6 de setembro de 2013 /PRNewswire/ -- A Semana Mundial da Água de 2013 (2013 World Water Week), com foco em cooperação e parcerias, terminou hoje com uma recomendação às Nações Unidas para colocar ênfase especial na água, quando discutir suas políticas para o desenvolvimento mundial pós-2015.

Como sugestão de pauta para a Assembleia Geral das Nações Unidas, no final deste mês, o Instituto Internacional da Água de Estocolmo (SIWI -- Stockholm International Water Institute) apresentou a "Declaração de Estocolmo", durante a cerimônia de encerramento da Semana Mundial da Água em Estocolmo. A "Declaração", resultante de um processo de consultas aberto e inclusivo, antes e durante a "Semana", recomenda o estabelecimento de um objetivo dedicado para a água, no momento em que o organismo mundial for discutir um programa de desenvolvimento global pós-2015.

Ao comentar a Declaração, o diretor-executivo da SIWI, Torgny Holmgren, disse: Um grande esforço de colaboração, antes e durante a Semana Mundial da Água, resultou em um documento prospectivo sobre o papel que, acreditamos, a água deve exercer na elaboração de um programa de desenvolvimento futuro para nosso planeta. É uma expressão do alto nível de expertise e de dedicação que observei por todos os lados na comunidade da água", afirmou.

A "Declaração de Estocolmo" diz que a água, em vista de sua importância para as pessoas, ecossistemas e o desenvolvimento econômico, se situa bem no centro do desenvolvimento sustentável mundial. Portanto, "o estabelecimento de um objetivo dedicado para a água é necessário para se ter um mundo em que todas as pessoas possam viver com segurança e dignidade". Até 2030, o mundo deve atingir uma duplicação na produtividade mundial da água, uma realização do direito humano a beber água potável e dispor de saneamento, com segurança, além de maior capacidade de recuperação de desastres relacionados à água.

Em mais de 100 seminários, workshops e eventos distribuídos durante a semana, mais de 2.600 participantes discutiram e debateram as maiores e mais urgentes dificuldades relacionadas à água, em nosso tempo, sob o tema geral "Cooperação Hídrica -- Construindo Parcerias".

"A semana reuniu um número sem precedentes de profissionais em Estocolmo. Ouvimos a líderes mundiais, representantes governamentais, cientistas, membros do setor privado e da sociedade civil. Cada um deles contribuiu particularmente para o trabalho em torno de um mundo sensato quanto a água. O alto nível das discussões e os debates sobre teoria, políticas e soluções concretas reforçam a posição da Semana Mundial da Água como o principal lugar para encontros mundiais sobre a água e o desenvolvimento, no qual os futuros programas sobre os desafios relacionados à água são estabelecidos", disse a diretora da Semana Mundial da Água da SIWI, Karin Lexén.

Nota aos editores:

Para mais informações: www.worldwaterweek.org, www.siwi.org

FONTE Stockholm International Water Institute

FONTE Stockholm International Water Institute

SOURCE Stockholm International Water Institute



RELATED LINKS
http://www.siwi.org
http://www.worldwaterweek.org

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.