Uso de mensagens móveis cresce na preferência dos usuários nas festas de final de ano Acision identifica picos de envio de mensagens multimídia no período

READING, Inglaterra, 10 de janeiro de 2013 /PRNewswire/ -- Acision, líder global em mensagens móveis, anunciou que identificou aumentos significativos de 424%* no tráfego de envio de mensagens MMS durante as festas de final de ano – especificamente nos dias 24 de dezembro (noite de Natal), 25 de dezembro (dia de Natal) e 31 de dezembro (virada de Ano Novo). Comparando dados de diversos países na Europa, América do Norte, América Latina e Ásia, Pacífico e Países Árabes, a Acision encontrou um significativo aumento no uso de MMS em todo o mundo, particularmente com compartilhamento de conteúdo em vídeo. Isto demonstra o valor das mensagens móveis enriquecidas em mercados maduros e em mercados em desenvolvimento, independente do acesso a banda larga móvel e conectividade com redes sociais e aplicativos de compartilhamento de conteúdo.

Nas populações conectadas com telefones móveis cada vez mais funcionais para compartilhamentos de informações, os usuários têm usado o celular para transmitir conteúdos visuais e fotos instantâneas e demonstrar o que estão vivenciando. Vídeos e imagens são compartilhadas por Instagram, YouTube, redes sociais, comunidades e outros serviços de mensagens. Esta tendência foi reforçada durante os períodos festivos em 2012, quando a Acision verificou o aumento no tráfego de MMS nos períodos de celebração.

Na Espanha, por exemplo, o uso de MMS cresceu 384% na noite de Natal comparado com o mesmo dia na semana anterior. Este índice foi superado no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, quando o tráfego de MMS subiu 424%. Tendência similar foi verificada na Argentina, onde a Acision monitorou um aumento de 146% na véspera de Natal, e 133% na véspera de Ano Novo, com pico de tráfego à meia-noite do dia 31 chegando a 377% maior do que na mesma data na semana anterior. Nos Estados Unidos, o tráfego de MMS aumentou em 78% no dia de Natal, quando comparado ao mesmo dia da semana anterior, e aumento de 57% na data de Ano Novo.

Vídeos curtos provaram ser a forma multimídia mais popular de compartilhamento de conteúdo, com aumento de tráfego de vídeo na Espanha de expressivo 972% no dia 24 de dezembro. Isto prova a enorme popularidade entre os usuários móveis que desejam compartilhar vídeos de atividades festivas e votos positivos com clientes e família que não estejam próximos fisicamente. O compartilhamento de vídeo por MMS foi também popular na Argentina, com crescimento de 475% no dia de Natal. Nos Estados Unidos, no entanto, o tráfego de áudio verificou o maior crescimento com 289% no dia de Natal, comparado com o mesmo dia da semana anterior, quando os usuários preferiram enviar mensagens gravadas para amigos e pessoas de relacionamento mais íntimo para desejar Feliz Natal.

Na Índia, a Acision viabilizou o envio de um milhão de mensagens MMS por uma única operadora no período de 24 horas, um salto de 400% no tráfego médio diário. Dados muito próximos de envio de MMS na Índia foram registrados durante a festa religiosa Diwali, o que demonstra um novo comportamento de consumidor em regiões em desenvolvimento, onde usuários móveis desejam compartilhar experiências e celebrações mas não necessariamente têm acesso a banda larga móvel para fazê-lo por meio de outras aplicações de relacionamento. Na Malásia, país predominantemente islâmico, também ocorreu o crescimento no tráfego de MMS em 31% e 47% na véspera de Ano Novo e no dia de Ano Novo, porém com um aumento menor, de 11%, no dia 25 de dezembro.

"O aumento no uso de mensagens móveis durante as festas de final de ano não foi de todo uma surpresa e confirma que o MMS é uma forma confiável para se comunicar com pessoas de relacionamento próximo por meio de mensagens enriquecidas durante os festejos," comentou Jorgen Nilsson, CEO da Acision. "Resolvemos apurar este aumento de desejo de compartilhar conteúdos enriquecidos em momentos especiais, estimulados pelo fenômeno global dos relacionamentos sociais, que também foram facilitados pela crescente popularidade dos smartphones e acesso a aplicativos de relacionamento."

O MMS prove uma forma rica, pessoal, com conteúdo mais elaborado e não invasiva para as pessoas se comunicarem em datas especiais. O fato da confiança e garantia da entrega instantânea da mensagem favorece seu uso em regiões desenvolvidas e em desenvolvimento. Para as operadoras, representa uma enorme oportunidade de capitalização uma vez que o serviço não depende de uso de rede banda larga e é acessível em todos os aparelhos móveis.

O SMS também obteve aumento no final do ano. A Espanha verificou um aumento de 40% nas noites de Natal e de Ano Novo, enquanto que os Estados Unidos teve modesto crescimento de 27% no dia de Natal. O tráfego de SMS na Argentina foi ligeiramento maior em 11% no dia de Ano Novo – comparado com 19% nos Estados Unidos. Interessante notar que o crescimento de MMS na Argentina foi comparativamente maior do que em todos os outros países monitorados – o crescimento de envio de SMS durante o Natal foi somente de 15%, sugerindo que mais usuários estão dispostos a experimentar mensagens enriquecidas, adotando o MMS.

Pesquisa realizada pela Informa em Maio 2012 identificou que mais de 387 bilhões de mensagens MMS serão enviadas em 2016, representando cerca de 10,6% da receita global das operadoras com mensagens, e fazendo com que o MMS seja o segundo serviço de mensagem mais usado no mundo, após o SMS.

*Dados da Acision

NOTAS AOS EDITORES

Sobre a Acision

Líder mundial em dados móveis, a Acision conecta o mundo ao potencializar serviços de mensagens relevantes e inigualáveis que enriquecerão a experiência de comunicação móvel além de criar novas oportunidades para operadoras e empresas em todo o mundo. Para mais informações, acesse a Acision em http://www.acision.com

FONTE  Acision

FONTE Acision

SOURCE Acision



RELATED LINKS
http://www.acision.com

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.