2014

XI Fórum Eurasiano de Mídia Reconhecido como Líder da Plataforma Leste-Oeste

ASTANA, Cazaquistão, 3 de maio de 2013 /PRNewswire/ -- O 11o Fórum Eurasiano de Mídia (EAMF), evento anual que acaba de ser realizado em 25 e 26 de abril na cidade de Astana, capital do Cazaquistão, recebeu elogios de todos os cantos como sendo a plataforma líder de diálogo regional e Leste-Oeste.

Para ver o Comunicado Multimídia de Imprensa, clique em: http://www.multivu.com/mnr/60656-eurasian-media-forum-astana-Cazaquistão

Ao receber cerca de 600 delegados de 46 países, o Presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, salientou a importância da mídia devido à sua influência unificadora da sociedade.

O próprio fórum já fez uma contribuição especial ao entendimento internacional e à integração eurasiana por meio do seu intercâmbio aberto de ideias relativas à mídia. O fórum se transformou numa das plataformas líderes de diálogo regional, comentou o presidente.

Como em anos anteriores, os delegados incluíam políticos proeminentes, economistas, empresários e jornalistas. O evento foi coberto por cerca de 350 representantes dos meios internacionais de comunicação de massa.

A visão positiva do fórum adotada pelo Presidente Nazarbayev foi ecoada por muitos dos participantes tanto do Oriente como do Ocidente. O apresentador do Canal Um de TV da Rússia, Maxim Shevchenko, disse que este é um dos eventos intelectuais e políticos mais significativos do seu conhecimento.  Roy Gutman, jornalista americano premiado com o Pulitzer e participante do fórum pela primeira vez, comentou que o valor do evento reside tanto em seus intercâmbios internacionais como na cobertura de assuntos regionais, entre eles o progresso para a formação de uma União Econômica Eurasiana.

O XI Fórum Eurasiano de Mídia incluiu conferencistas de alto calibre tais como o candidato presidencial iraniano Hooshang Amirahmadi, o ministro conselheiro do presidente do Afeganistão, Mokhammad Yahya Maroofi, o chefe de redação do jornal turco Today Zaman, Bulent Kenes, o ministro de proteção ambiental do Cazaquistão, Nurlan Kapparov, o vice-primeiro ministro da Grécia, Theodoros Pangalos, o membro do parlamento britânico George Galloway, e muitos outros.

Riz Khan, reconhecido apresentador e produtor da TV Al-Jazeera International, atuou mais uma vez como moderador do XI Fórum Eurasiano de Mídia.

A agenda consistiu de seis sessões durante dois dias. Os especialistas dedicaram as primeiras duas sessões às questões de instabilidade no Afeganistão e no Oriente Médio. As operações militares estão previstas para terminar no Afeganistão, mas os especialistas veem com apreensão novos conflitos que surgem em função da retirada planejada da região por parte das forças da OTAN e dos EUA. Stephen Cole, apresentador sênior da TV Al-Jazeera International (UK), moderou a sessão da qual participaram o ministro conselheiro do presidente do Afeganistão, Mokhammad Yahya Maroofi, o candidato presidencial do Iran, Hooshang Amirahmadi, o apresentador da TV russa, Maxim Shevchenko, além de outros peritos no assunto.

Entre as notas mais positivas e animadoras do fórum estiveram as discussões sobre a escolha do Cazaquistão para sediar a EXPO-2017 e a formação da União Econômica Eurasiana (UEE). O vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Kairat Kelimbetov, falou de quais seriam as vantagens que as nações membros dessa União poderiam esperar, enquanto o ex-vice-primeiro ministro da Grécia, Theodoros Pangalos, fez uma série de recomendações, tendo em vista a participação da Grécia como membro da União Europeia.

O segundo dia do fórum foi marcado por palestras contundentes de jornalistas presentes na lista A mundial. O apresentador da TV Russia Today, Alexander Gurnov (Rússia), o escritor e jornalista dos EUA, Greg Palast, o jornalista britânico Julian Nundy e outros teceram comentários e fizeram conjecturas sobre a segurança das informações e as inovações da mídia.

A presidente do comitê organizador do EAMF, Dra. Dariga Nazarbayeva, fez o discurso de conclusão da cerimônia de encerramento do XI Fórum Eurasiano de Mídia. Ao expressar sua gratidão aos participantes e convidados do fórum, a Dra. Nazarbayeva anunciou a data do próximo e décimo segundo Fórum Eurasiano de Mídia, que terá lugar em Astana em 24 e 25 de abril de 2014.

De modo geral, os organizadores e participantes do XI Fórum Eurasiano de Mídia comentaram que a conferência merece elogios por sua eficiência operacional, discussões de grande amplitude e muitas vezes acaloradas, e intercâmbio de opiniões diferentes sobre os tópicos de grande peso que ali foram considerados.

FONTE  Eurasian Media Forum Organizing Committee

FONTE Eurasian Media Forum Organizing Committee

SOURCE Eurasian Media Forum Organizing Committee




Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.