GSMA e Deloitte divulgam ampla pesquisa sobre o impacto da telefonia móvel no crescimento econômico Telefonia móvel oferece oportunidade de crescimento econômico mundial sem precedentes

LONDRES, 20 de novembro de 2012 /PRNewswire/ -- A GSMA e a Deloitte divulgaram hoje a primeira avaliação completa sobre os benefícios adicionais dos serviços de telefonia móvel de próxima geração, tais como a tecnologia 3G e serviços de dados móveis, e seu impacto no crescimento econômico. O relatório "Qual é o Impacto da Telefonia Móvel no Crescimento Econômico?" ("What Is the Impact of Mobile Telephony on Economic Growth?") fornece a primeira previsão do impacto do uso de dados móveis no crescimento do PIB, em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento. O relatório se baseia em pesquisa de uso de dados e de crescimento econômico em 14 países, fornecida pela Cisco Systems, com base em seu "Índice de Rede Visual" (VNI -- Visual Networking Index), bem como em estudos da Deloitte sobre o impacto da telefonia móvel na produtividade, em 79 países, e sobre o impacto da penetração da tecnologia 3G, em 96 países.

"O desenvolvimento de serviços de dados tem o potencial de promover o desenvolvimento econômico da mesma maneira que os serviços de voz o fizeram em gerações anteriores", disse o parceiro de telecomunicações da Deloitte, Chris Williams. "Esse relatório oferece a primeira quantificação séria desse impacto e confirma as expectativas do setor de que o impacto é significativo. Os formuladores de política precisam considerar as implicações desse relatório no desenvolvimento de dados móveis", declarou.

As descobertas essenciais do relatório incluem:

  • Uma duplicação do uso de dados móveis resulta em um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa de crescimento per capita do PIB em 14 países;
  • Os países que se caracterizam por um nível mais alto de uso de dados por conexão 3G observaram um aumento em seu crescimento per capita do PIB de até 1,4 ponto percentual:
  • Uma elevação de 10 por cento da penetração da tecnologia 2G para a 3G aumenta o crescimento per capita do PIB em 0,15 ponto percentual; e
  • Nos mercados em desenvolvimento, uma expansão de 10 por cento na penetração da telefonia móvel aumenta a produtividade em 4,2 pontos percentuais.

O impacto da penetração da tecnologia 3G no crescimento do PIB
O relatório mede o impacto sobre o crescimento do PIB da mudança dos consumidores das conexões básicas 2G para conexões 3G. Essa análise feita em 96 mercados desenvolvidos e em desenvolvimento mostra o efeito positivo da substituição promovida pelos consumidores da conexão 2G para a conexão 3G. Uma elevação de 10 por cento na penetração da tecnologia 3G aumenta o crescimento per capita do PIB em 0,15 ponto percentual.

"O total de conexões móveis vai se situar em 6,8 bilhões, com a penetração de assinantes de telefonia móvel em 45 por cento até o final de 2012", disse o diretor para Assuntos Governamentais e Regulamentares da GSMA, Tom Philips. "Nesse período de incertezas econômicas, os governos devem ver o setor de comunicações móveis como um parceiro essencial para o crescimento econômico e aprovar políticas que encorajem o investimento em infraestrutura de banda larga, que vai servir para aumentar a produtividade, bem como políticas que promovam o desenvolvimento de novos serviços de dados, que irão estimular a economia e beneficiar a sociedade", declarou.

O impacto dos dados móveis no crescimento do PIB
O aumento em conexões 3G, baseada na proliferação de dispositivos habilitados por dados que permitem a conexão móvel com a Internet, resultou em um crescimento enorme do uso de dados móveis. O uso total de dados móveis mais que dobrou, em média, todos os anos, de 2005 a 2010, em todos os 96 países na amostra. Nos países da Europa Ocidental, o crescimento foi de 350 por cento.

Com o uso de dados do VNI da Cisco para os 14 países, o estudo revelou uma forte relação entre o uso de dados móveis por conexão 3G e o crescimento econômico. Uma duplicação do uso de dados móveis resulta em um aumento de 0,5 ponto percentual na taxa de crescimento per capita do PIB nos 14 países.

O impacto do maior uso de dados móveis é mais forte em países onde o nível médio de consumo de dados móveis por conexão 3G é comparativamente maior. Países que se caracterizam por um nível mais alto de uso de dados por conexão 3G, tais como a Rússia, o Reino Unido e a Coreia do Sul, têm observado um aumento em seus crescimentos per capita do PIB de até 1,4 ponto percentual. O efeito é mais limitado em países onde o uso de dados móveis é atualmente menos prevalecente, tais como China, Índia, México e África do Sul.

"Esse estudo é um acréscimo importante ao corpo crescente de evidências empíricas que demonstram o impacto da largura de banda no crescimento econômico", disse o vice-presidente para Política de Tecnologia Global da Cisco, Dr. Robert Pepper. "Conforme as pessoas em todo o mundo se conectam cada vez mais à Internet, através de diversos dispositivos wireless para usar conteúdo rico a qualquer tempo, em qualquer lugar, isso cria uma enormidade de dados que está mudando a forma com que trabalhamos, vivemos e nos divertimos. O fato de o uso maior de dados através de largura de banda móvel de alta velocidade resultar em uma média maior de renda per capita destaca a necessidade de se fazer mais investimentos em redes wireless, bem como de aprovar políticas governamentais para estimular investimentos, incluindo a alocação de espectro adicional", afirmou.

O impacto da telefonia móvel na produtividade em mercados em desenvolvimento
Embora os efeitos de dados móveis serem mais evidentes em mercados mais desenvolvidos, a telefonia móvel em mercados em desenvolvimento continua a produzir fortes benefícios através dos serviços de voz, com um enorme potencial para benefícios adicionais, conforme as redes de dados móveis são implementadas. Nos mercados em desenvolvimento, uma expansão de 10 por cento na penetração da telefonia móvel aumenta a produtividade em 4,2 pontos percentuais. Em vez de tentar coletar valores do setor de comunicações móveis através de tributação específica para o setor e taxas regulamentares mais altas, o governo pode procurar incentivar os investimentos nas redes de banda larga móveis, que irão trazer benefícios econômicos e sociais significativos.

Notas aos editores:
O relatório completo pode ser visto em www.gsma.com/tax

Sobre a Deloitte
Neste comunicado à imprensa, as referências à Deloitte se referem à Deloitte LLP, que está entre as principais firmas de serviços profissionais do país.

A Deloitte LLP é a firma filiada no Reino Unido à Deloitte Touche Tohmatsu Limited ("DTTL"), uma sociedade privada limitada por garantia do Reino Unido, cujas firmas filiadas são entidades legalmente separadas e independentes. Por favor, visite www.deloitte.co.uk/about para obter uma descrição detalhada da estrutura legal da DTTL e de suas firmas filiadas.

As informações contidas neste comunicado à imprensa são corretas até o momento em que são distribuídas à imprensa.

Para mais informações, por favor, visite www.deloitte.co.uk.

Filiada da Deloitte Touche Tohmatsu Limited.

Sobre a GSMA
A GSMA representa os interesses das operadoras de comunicações móveis em todo o mundo. Com presença em mais de 220 países, a GSMA reúne quase 800 operadoras de comunicações móveis do mundo e mais de 230 empresas no ecossistema mais amplo de comunicações móveis, incluindo fabricantes de telefones portáteis, empresas de software, fornecedoras de equipamentos, provedoras de Internet e organizações em áreas do setor, tais como serviços financeiros, saúde, mídia, transportes e companhias de serviço público. A GSMA também produz eventos importantes do setor, tais como o Mobile World Congress e o Mobile Asia Expo.

Para mais informações, por favor, visite o website corporativo da GSMA em www.gsma.com ou o Mobile World Live, o portal online para o setor de comunicações móveis, em www.mobileworldlive.com.

FONTE  GSMA

FONTE GSMA

SOURCE GSMA



RELATED LINKS
http://www.gsma.com

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.