Líder budista destaca, antes da Rio+20, a necessidade de educação e empoderamento

TÓQUIO, 7 de junho de 2012 /PRNewswire/ -- Daisaku Ikeda, Presidente da associação budista Soka Gakkai International (SGI), apresentou uma proposta em 6 de junho salientando que o empoderamento dos indivíduos e das comunidades é vital para a realização de uma sociedade global sustentável. Sua proposta expõe ideias relacionadas à Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que tem início em 20 de junho no Rio de Janeiro, Brasil.

Ele enfatiza: "É inaceitável que a busca por sustentabilidade seja considerada simplesmente uma questão de ajuste de políticas visando encontrar um melhor equilíbrio entre os imperativos econômicos e ecológicos. Em vez disso, a sustentabilidade deve ser compreendida como um desafio e um compromisso que exige a dedicação de todos ... construindo uma sociedade que concede a mais alta prioridade à dignidade da vida".

A proposta intitulada "Por uma sociedade global sustentável: Aprendendo sobre o empoderamento e liderança (For a Sustainable Global Society: Learning for Empowerment and Leadership)", conclui que a educação é fundamental.

Ikeda foi um forte defensor da criação da Década de Educação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (DESD - UN Decade of Education for Sustainable Development) a qual termina em 2014 e agora ele apela por uma estrutura que venha substituí-la, um programa educacional para uma sociedade global sustentável com início em 2015, concentrado nos agentes que promovem as mudanças positivas. Tal programa deverá criar poder de decisão e, além disso, liderança, sendo seu objetivo a geração de uma verdadeira transformação.

Ikeda expõe ideias para uma reforma institucional abrangente das agências das Nações Unidas que são responsáveis pelo desenvolvimento e proteção ambiental. Ele sugere a consolidação do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP - UN Development Programme) e do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP - UN Environment Programme) e das agências relacionadas para criar uma organização mundial integrada para o desenvolvimento sustentável.

Ele propõe um relacionamento colaborativo mais consistente com a sociedade civil e um "comitê das gerações futuras" na forma de um fórum por meio do qual os representantes dos jovens poderiam aconselhar a nova organização em suas políticas e planos anuais.

Ikeda também salienta a necessidade de se estabelecer um conjunto objetivos de desenvolvimento sustentável, com foco na comunidade local como um campo tanto para aprendizado contínuo quanto para ação.

Exemplos do envolvimento proativo podem incluir o plantio de árvores, esforços para a prevenção de desastres, reforço da produção e consumo locais, reciclagem e incentivo à adoção da energia renovável.

A visão de Ikeda sobre o lugar da humanidade em nosso planeta é, em última análise, de esperança. Ele comenta: "Apesar dos recursos físicos serem finitos, o potencial humano é infinito, tal como nossa capacidade de criar valor. O verdadeiro significado da sustentabilidade é um dinâmico conceito no qual existe esforço ou concorrência saudável para gerar valor positivo e compartilhá-lo com o mundo e com o futuro".

A proposta pode ser acessada no endereço: www.sgi.org/sgi-president/proposals/environment-2012.html.

Em conexão com a Conferência Rio+20, a exposição "Sementes de Esperança: Visões da sustentabilidade, passos na direção das mudanças (Seeds of Hope: Visions of sustainability, steps toward change)", co-organizada pela SGI, o Earth Charter International e pela Cidade do Rio de Janeiro, será exibida em inglês e em português no Planetário do Rio de Janeiro de 16 de junho a 15 de julho.

O filme, "Cultivando sementes de esperança na Amazônia (Nurturing Seeds of Hope in the Amazon)", de 10 minutos de duração, destaca o trabalho de educação ambiental do Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas,fundado pelo Sr. Ikeda em 1992, e será lançado no Planetário em 15 de junho. Veja no endereço: www.sgi.org/resource-center/video-and-audio/educational-tools/nurturing-seeds-of-hope.html

Durante a Conferência Rio+20, uma mesa redonda sobre aprendizado para o empoderamento, reunião de experiências com educação relacionadas com sustentabilidade, paz e desarmamento e direitos humanos, será promovida pela SGI e outras organizações em 20 de junho na Sala T-10 no Riocentro, a partir das 19:00 horas.

Daisaku Ikeda (1928- ) é um filósofo budista, autor e promotor da paz. Desde os anos 1970 ele participa de diálogos e apresenta propostas de paz e de proteção ambiental.

Contato:
Joan Anderson
Escritório de Informações Públicas
Soka Gakkai International
Tel: +81-80-5957-4711
Fax: +81-3-5360-9885
E-mail: janderson[at]sgi.gr.jp

FONTE  Soka Gakkai International

FONTE Soka Gakkai International

SOURCE Soka Gakkai International



RELATED LINKS
http://www.sgi.org/sgi-president/proposals/environment-2012.html

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.