Panda-mônio em Londres no Lançamento da Semana de Conscientização sobre Pandas de Chengdu

Jul 05, 2012, 11:32 ET from Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding

CHENGDU, China, 5 de Julho de 2012 /PRNewswire/ -- A data de 4 de julho marca o lançamento internacional da Semana de Conscientização sobre os Pandas (PAW), quando 108 pessoas vestidas de ursos pandas executam uma dança inspirada no tai-chi bem em plena Praça Trafalgar de Londres.

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20120704/CN34711 )

O evento PAW (pata, em inglês), que tem o apoio de Nigel Marven, especialista em ursos pandas e apresentador de vida selvagem na TV, é um programa pioneiro da Base de Pesquisa e Reprodução de Pandas Gigantes de Chengdu (Base de Pandas de Chengdu), mundialmente reconhecida e localizada em Chengdu, capital da província Sichuan do sudoeste da China. A semana PAW busca aumentar a conscientização e angariar maior apoio para a conservação e proteção dos ursos pandas, uma das espécies mais ameaçadas do planeta.

As atividades desta semana PAW continuarão até 6 de julho em Londres, incluindo uma "festa panda" na área de Covent Garden, organizada pelo "grupo de pandas" que também circulará pelo metrô de Londres e visitará os pontos turísticos mais famosos da cidade. As 108 pessoas vestidas como pandas representam os 108 ursos pandas que se encontram atualmente na base de Chengdu, a qual tem um papel líder para promover o crescimento contínuo da população de ursos pandas gigantes e as operações de salvamento e reabilitação dos mesmos antes de reintroduzi-los em seu habitat natural.

Este ano marca o 25o. aniversário da base de pandas de Chengdu, fundada em 1987 quando 6 pandas gigantes foram  resgatados da vida selvagem. Através de um plano dedicado de conservação, Chengdu tem agora a maior população de pandas do mundo que se reproduzem em cativeiro e a intenção é a de aumentar este número de 108 para 150, nos próximos 10 anos.

Durante a semana PAW, Nigel Marven e os especialistas em ursos pandas de Chengdu, acompanhados dos personagens pandas, visitarão também as escolas primárias de Londres para educar e inspirar as crianças sobre a importância de salvar a espécie de pandas gigantes e mostrar-lhes que também podem ter um papel importante nos esforços atuais de conservação liderados por Chengdu.

O programa PAW tem a intenção de criar uma tradição que dure para sempre ao promover junto às escolas de todo o Reino Unido a participação no programa educacional "Panda Pal", através do qual as escolas podem se inscrever para receber atualizações e informações sobre a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento de um grupo selecionado de pandas. A ideia é de que isto promoveria um maior interesse e um envolvimento mais intenso das escolas de Londres com a Base Chengdu de Pandas na China.

Sobre seu trabalho na Base de Pandas de Chengdu e seu papel como Embaixador Oficial da PAW, Nigel Marven comentou: "Em agosto de 2010, visitei a base de pandas de Chengdu e tive ali uma experiência realmente mágica cujo resultado foi que tive o privilégio de me tornar o primeiro embaixador do mundo ocidental para os Pandas de Chengdu. Os ursos pandas têm sido uma paixão de toda a minha vida e não podia deixar passar essa oportunidade de participar ativamente do lançamento da Semana de Conscientização sobre os Pandas em Londres.

"Estou confiante de que o trabalho dedicado que vem ocorrendo durante a semana PAW destacará os esforços fantásticos da cidade de Chengdu e, especialmente, da base de pandas de Chengdu, contribuindo assim para sensibilizar todo o mundo sobre uma de suas espécies mais ameaçadas, o panda gigante."

Como disse o Dr. Zhang Zhihe, diretor da base de pandas de Chengdu: "A base de pandas de Chengdu está totalmente empolgada com este lançamento da Semana de Conscientização sobre os Pandas em Londres, porque logo em seguida, a atenção do mundo inteiro se concentrará nesta cidade em função das Olimpíadas de 2012.

"Nossa meta final é ajudar os pandas a voltar ao seu habitat natural e fazer crescer o número de pandas gigantes na vida selvagem. Esperamos que a Semana de Conscientização sobre os Pandas nos ajude a realmente ampliar o apoio mundial para a conservação dos pandas e encontrar novos paladinos para esta causa tão especial."

A semana PAW será lançada oficialmente em uma recepção VIP da qual participarão convidados importantes tanto de Chengdu como de Londres, a qual terá lugar numa Casa de Bambu montada especialmente na área de Covent Garden, em 4 de julho.

FONTE Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding

FONTE Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding

SOURCE Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding