Presidente da Nippon Foundation, Sasakawa, foi nomeado enviado especial do Governo Japonês para ajudar a alcançar a Reconciliação no Mianmar

20 Feb, 2013, 23:03 ET from The Nippon Foundation

 

TOKYO, 20 de fevereiro de 2013 /PRNewswire/ -- Na reunião de Gabinete no dia 19 de fevereiro, o Governo Japonês nomeou Yohei Sasakawa, presidente da Nippon Foundation, como seu representante especial para ajudar na reconciliação étnica em Mianmar. O recém criado posto não tem mandato permanente.

Yoshihide Suga, secretario do chefe de gabinete, falou em entrevista coletiva que com a indicação de Sasakawa, o Japão "irá facilitar o processo de reconciliação entre o governo do Mianmar e as minorias étnicas", sendo que algum progresso é esperado.

O titulo oficial de Sasakawa será de "Enviado Especial do Governo Japonês para a Reconciliação Nacional no Mianmar". Na condição de Funcionário Público Nacional com funções especiais, Sasakawa representará o Governo Japonês no contato com o governo do Mianmar, com as minorias étnicas e governos de outros países envolvidos na tentativa de alcançar a reconciliação nacional.

A Nippon Foundation, uma organização filantrópica sediada em Tóquio, tem ajudado o Mianmar de varias formas, tais como o combate à hanseníase (Lepra) e a construção de escolas, isto desde a época em que o país ainda se encontrava sob ditadura militar. Em Junho de 2012, Sasakawa foi designado pelo governo "Embaixador da Boa Vontade para o Bem Estar das Etnias Nacionais no Mianmar".

Desde então ele assumiu a liderança através de vários tipos de ajuda como o fornecimento de arroz e de equipamentos médicos em áreas habitadas pelas minorias. Ao ser nomeado enviado especial, Sasakawa disse que "não haveria unificação e democratização no Mianmar sem a reconciliação entre os diferentes grupos étnicos", acrescentando que ele exerceria suas funções totalmente consciente da difícil responsabilidade nele depositada.   

A indicação de Sasakawa pelo Governo Japonês pode ser comparada a responsabilidades semelhantes dadas em 2002 à Yasushi Akashi, antigo Subsecretario Geral das Nações Unidas, ao representar o Japão na ajuda em se alcançar a paz e a reconstrução do Sri Lanka.

CONTATO:
Natsuko Tominaga / Makoto Wada
Departamento de Relações Públicas
The Nippon Foundation
Telefone: +81-3-6229-5131
E-mail: pr@ps.nippon-foundation.or.jp

 

 

FONTE The Nippon Foundation

SOURCE The Nippon Foundation