Presidente da Nippon Foundation, Sasakawa, foi nomeado enviado especial do Governo Japonês para ajudar a alcançar a Reconciliação no Mianmar

 

TOKYO, 20 de fevereiro de 2013 /PRNewswire/ -- Na reunião de Gabinete no dia 19 de fevereiro, o Governo Japonês nomeou Yohei Sasakawa, presidente da Nippon Foundation, como seu representante especial para ajudar na reconciliação étnica em Mianmar. O recém criado posto não tem mandato permanente.

Yoshihide Suga, secretario do chefe de gabinete, falou em entrevista coletiva que com a indicação de Sasakawa, o Japão "irá facilitar o processo de reconciliação entre o governo do Mianmar e as minorias étnicas", sendo que algum progresso é esperado.

O titulo oficial de Sasakawa será de "Enviado Especial do Governo Japonês para a Reconciliação Nacional no Mianmar". Na condição de Funcionário Público Nacional com funções especiais, Sasakawa representará o Governo Japonês no contato com o governo do Mianmar, com as minorias étnicas e governos de outros países envolvidos na tentativa de alcançar a reconciliação nacional.

A Nippon Foundation, uma organização filantrópica sediada em Tóquio, tem ajudado o Mianmar de varias formas, tais como o combate à hanseníase (Lepra) e a construção de escolas, isto desde a época em que o país ainda se encontrava sob ditadura militar. Em Junho de 2012, Sasakawa foi designado pelo governo "Embaixador da Boa Vontade para o Bem Estar das Etnias Nacionais no Mianmar".

Desde então ele assumiu a liderança através de vários tipos de ajuda como o fornecimento de arroz e de equipamentos médicos em áreas habitadas pelas minorias. Ao ser nomeado enviado especial, Sasakawa disse que "não haveria unificação e democratização no Mianmar sem a reconciliação entre os diferentes grupos étnicos", acrescentando que ele exerceria suas funções totalmente consciente da difícil responsabilidade nele depositada.   

A indicação de Sasakawa pelo Governo Japonês pode ser comparada a responsabilidades semelhantes dadas em 2002 à Yasushi Akashi, antigo Subsecretario Geral das Nações Unidas, ao representar o Japão na ajuda em se alcançar a paz e a reconstrução do Sri Lanka.

CONTATO:
Natsuko Tominaga / Makoto Wada
Departamento de Relações Públicas
The Nippon Foundation
Telefone: +81-3-6229-5131
E-mail: pr@ps.nippon-foundation.or.jp

 

 

FONTE The Nippon Foundation

SOURCE The Nippon Foundation



More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.